A minha Lista de blogues

sexta-feira, 13 de março de 2020

Amor e Mar, tão diferentes, tão iguais


...
Olho a imensidão do mar
Olho a grandeza do amor
Ambos poderosos, infindáveis
Na sua rebeldia, textura
Amor e mar, são pura magia
Ambos dançam em ondas bravias
...
Têm calmas noites, revoltos dias
Atingem a mesma conjuntura
Ambos sabem acariciar, beijar
Também podem ferir, até matar
São virtude, originam mágoas
Ambos são amor e loucura
...
Renovam-se a cada momento
São a carência, o grito, a doçura
Oferecem afecto, delicadeza
Viajam em movimento vagabundo
São imaturidade, a força, a destreza
Ambos molham os olhos do mundo
...
São o Norte, o desnorte, a longevidade
São sentimento, Paz, força, verdade
A dor, a aurora, o despertar, o fecundo
O quimérico, a fúria, o imprevisto
Geradores de sonhos, a saudade
O imaginário num delírio profundo
...

27 comentários:

  1. Maravilha...Amor e mar ,uma bela combinação e inspiração em tua poesia! abraços, chica

    ResponderEliminar
  2. Buena poesía, mezclas el amor y el mar, el conjunto es muy hermoso. Abrazo

    ResponderEliminar
  3. Hummm, mais um poema de elevada qualidade poética. Uma associação bem feita, entre o amor e o mar! Muitos parabéns Ricardo!

    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  4. Tanta delicadeza e doçura num só poema
    Lindo demais!Adorei
    Uma boa noite

    ResponderEliminar
  5. Amor e Mar te inspiraram lindamente, Ricardo.
    Um grande abraço.
    Verena.

    ResponderEliminar
  6. São ambos, ou devem ser, intermináveis.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  7. Que belleza de poema. Amor y mar inspiradores de grandes poemas. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Querido amigo,

    Que combinação perfeita é o Amor e o Mar. ambos são por demais inspiradores, que delicados e suntuosos versos. Um poema lindo demais!

    Bom dia com muita paz.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado por suas amáveis ​​palavras e feedback

    ResponderEliminar
  10. O Vídeo é uma gracinha, Ricardo.
    Mas para mim, aperto de mãos nunca fez parte de minha vida.
    Detesto.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliane de Paula
      ...

      E SE ELAS QUEREM UM ABRAÇO OU UM BEIJINHO
      NÓS PIMBA NÓS PIMBA
      E SE ELAS QUEREM MUITO AMOR MUITO CARINHO
      NÓS PIMBA NÓS PIMBA
      E SE ELAS QUEREM UM ENCOSTO À MANEIRA
      NÓS PIMBA NÓS PIMBA
      E SE ELAS QUEREM À NOITINHA BRINCADEIRA
      NÓS PIMBA NÓS PIMBA
      ........
      A verdade é que a canção do Emanuel não fala em ... APERTOS DE MÃO, lol

      ( Atenção que isto é apenas uma simples brincadeira, sem qualquer ofensa ou sentido menos respeitador ... )

      Eliminar
  11. O teu talento poético, Ricardo, tanto na escrita do POEMA como na escolha da música, deixou-me de boca aberta. Sempre que vi como o meu amigo virtual, que gosta como eu de futebol.

    Um fim de semana apaixonado pelo mar e não só!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa ( ematejoca )

      Adoro futebol. Joguei muitos anos. O meu clube já sabes qual é, lol.

      Só que, também, gosto de escrever umas coisitas que, nem de perto nem de longe, se assemelham e/ou comparam a talento poético.

      Regra geral deixo as teclas do PC - que também são minhas amigas e cúmplices - irem escrevendo as aventuras do meu imaginário. Se calhar as teclas até me enganam e, sem eu notar, escrevem coisas que nem eu sei, se as pensei ou imaginei, lol

      És linda. Uma amiga que todo o homem ( e mulher, acredito) se orgulha de ter.
      Virtual sim. Adorável?... também SIM.

      Os teus simpáticos elogios, que considero muito exagerados, não deixam de me gerar um sorriso... de feliz gratidão

      Feliz Sexta Feira, dia 13.

      Eliminar
  12. Ricardo,
    Um belo poema, “molhando os olhos do mundo”
    Sobre ósculos e amplexos, em “tempos de cólera”, estão cada dia mais raros.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  13. Muito bom, lindo poema comparando o amor e o mar, duas forças da natureza!

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, Ricardo Valério.
    Parabenizo-lhe por essa referência de sublime encanto poético sobre o mar e o amor. Sem dúvida, tão análogos em suas nuanças.
    Grande e fraterno abraço.

    ResponderEliminar
  15. Cuando volvemos al mar, volvemos de dónde venimos...Me encanta verlo y oirlo.
    Inmensidad y grandeza ... Mar y amor.
    Buen fin de semana.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  16. Olá amigo! Que linda poesia! Inspiração vinda do coração de quem tem a alma romãntica e a poesia ferve nas veias. Parabéns! Abraços.

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde poeta,
    Muito cedo passei por aqui, sai impactada com tamanha beleza dos seus versos. Parabéns pela participação.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  18. O meu sentido obrigado a quem tem a paciência de me ler e comentar

    Obrigado de coração

    ResponderEliminar
  19. Subscrevo as palavras e as metáforas; o mesmo poder, a mesma grandeza

    Se me visitar, retribuirei com todo o prazer.

    Saudações poéticas.

    Um fim de semana iluminado.

    ResponderEliminar
  20. Oi Ricardo, mais uma vez me encanto aqui no seu canto lendo as suas palavras rimadas.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderEliminar
  21. Poetaste muito bem com o Amor e o Mar, "dois enormes" que trazem inspirações sem fim...
    Tenha uma semana abençoada...
    Abç

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.