A minha Lista de blogues

terça-feira, 16 de junho de 2020

SEM SAUDADE

(imagem da net )
...
Nem por ódio nem por caridade
Vou dizer-te o que estou a sentir
Rompeste aquele laço sagrado
Partiste, não tiveste humanidade
Nem de mim te vieste despedir
Como se tudo tivesse sido falado
.
Foste embora, para lugar incerto
Olvidaste o nosso pacto de união
Escolheste destinos irreflectidos
Numa inóspita falta de respeito
Deixaste os sorrisos prometidos
Entrando nos ecos da ingratidão
.
Nunca comunicaste a tua partida
Nem uma palavra, uma verdade
Recebi agora uma carta rasurada
Em letra ilegível, tão angustiada
Numa débil penitência, vencida
Dizendo que sentes infelicidade
.
Foste tu, meu amor, que escolheu
Chamo-te assim com sinceridade
Já não sinto respeito nem carinho
Sabendo que o amor já se perdeu
Nem quero saber qual o caminho
Nem de ti sinto qualquer saudade
.
"""""""""""""""""""""""""""""""""
""""""""" R y k @ r d o """""""""
.
Um amigo perguntou-me um dia
Porque escreves de forma triste
Respondi sorrindo, com alegria
Acredita que tristeza não existe
Existem apenas versos e poesia
"""""""""""""""""""""""""""""""""
"""""""""""""" /// """""""""""""""

"" R y k @ r d o ""
.

65 comentários:

  1. Mais um poema muito bonito que vim cá conhecer.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Sem saudades cheio desta fiandeira. Não é fácil fugir, esquecer um grande amor nobre poeta. Nem se despediu e deixou um vazio, que vem e sangra as duras palavras, mas no fundo há amor. Ah sentimento danadinho, que inspira belas construções.
    Aplausos mestre.
    Um Bom dia feliz.

    ResponderEliminar
  3. Um belo poema... triste mas que retrata tantas realidades por esse mundo fora.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Lástima de esa despedida sin despedirse.

    Abrazote utópico.-

    ResponderEliminar
  5. La confianza se ha perdido y con ella los afectos. Abrazos

    ResponderEliminar
  6. Que penoso partir desse mundo sem despedida dos queridos .
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ricardo meu caro, você como sempre inspirado. Belos versos!
    Tem uma frase minha que diz:

    “Qualquer saudade sentida, sempre nos remete ao desassossego!”

    Um abraço, meu nobre poeta!!!

    ResponderEliminar
  8. Mais um lindo e nostálgico poema! As saudades deram lugar à pacificação e à sublimação da perda. Gostei muito!

    ResponderEliminar
  9. Um amor que não deixou nem saudades...Linda poesia! abraços, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
  10. um belo poema se que lê muito bem Ricardo!
    uma história de amor que acabou mal
    um aviso para quem desperdiça a felicidade?!
    feliz dia:)
    Angela

    ResponderEliminar
  11. Cuando el amor se rompe ya queda muy poco que hacer.
    Un abrazo, Ricardo

    ResponderEliminar
  12. Un silenzio assoluto, e senza una spiegazione, per un amore finito, che, anche se con rammarico, non ha lasciato profonde tracce...
    Versi molto belli, buon martedì e un caro saluto,silvia

    ResponderEliminar
  13. Dói muito partir sem nada dizer!
    Um belo poema triste, mas que é uma realidade.

    Abraço Ricardo

    ResponderEliminar
  14. Um poema cheio de desabafos e reflexões. Gostei de ler...
    Tenha uma feliz terça-feira...

    ResponderEliminar
  15. Sentir saudades é tão doloroso, e quando o amor acaba é mais doloroso ainda, Ricardo um belo poema de sem saudade abraços.

    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  16. Eu é que fiquei angustiada ao ler o teu poema, Rike.
    Levou-me a Lisboa. Levou-me ao passado.
    Se este poema fosse escrito pelo meu ex-noivo, eu lhe responderia:
    Agradece-me de te ter abandonado, tu NUNCA serias feliz comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se fosse assim, eu respondia
      Que nem tudo é bom no noivado
      Ser feliz apenas por um dia
      Sabe Deus o que seria
      Se fosse eu, o teu apaixonado
      .
      Talvez aceitasse a tua decisão
      Compreendendo o teu abandono
      Porque é como quem diz
      Para te ver triste e infeliz
      Antes ser, um cão sem dono

      Eliminar
    2. Se tu compreendes o meu abandono (ele NUNCA compreendeu, mas ele não é poeta, ele é matemático, o seu mundo é a precisão) tens de perdoar à tua amada. Ela está arrependida, enquanto que eu não estou.

      Eliminar
    3. Tu é que és mauzão, Rike, quando escreves:

      "Já não sinto respeito nem carinho
      Sabendo que o amor já se perdeu
      Nem quero saber qual o caminho
      Nem de ti sinto qualquer saudade"

      Olha que ela quer voltar e, é tão fácil perdoar...

      Boa noite.

      Eliminar
    4. Desculpa o meu impertinente comentário, Rike.
      Este poema trouxe à minha memória os cadáveres que deixei pelo caminho.
      Eu não sou boa, nem sou má. Sou como sou.

      Eliminar
  17. Que forte! Nem tenho mais comentários.. Não é fácil...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Amigo Ricardo
    Quanta dor, quando perdemos alguém, especialmente nessas circunstâncias! Um belo poema para descrever o que sentimos!
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderEliminar
  19. A beautifully written "good bye, I am moving onward" poem 🌷

    ResponderEliminar
  20. Ricardo, as decepções são parte integrante da vida. Doem. Doem muito. Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  21. Duele irse así! Hermoso poema aún dentro de la nostalgia que transmite.
    Besitos y abrazos cariñosos.

    ResponderEliminar
  22. Gostei da poesia e do recado, amigo!
    Abraço,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  23. Que poema mais bonito, eu gostei!
    Seja bem vindo ao meu blog. Estou seguindo por aqui também.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  24. "Existem versos e poesia" mas também tem que existir inspiração! e escrever poesia todos os dias, não é para todos! :)

    ResponderEliminar
  25. Este seu poema diz-me muito, não numa relação sentimental (que está resolvida pelo divórcio há mais de trinta anos) mas por uma relação de amizade de quarenta anos cortada de chofre sem eu saber o motivo e que ontem se saiu com um dislate que nem mereceu resposta.

    Abraço e tarde boa

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde Ricardo,
    Habitualmente os poetas falam de tristezas, amores proibidos, de sentimentos e quem poderá explicar a poesia?
    Bonito poema.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  27. Belíssimo poema, muito triste quando não conseguimos nos despedir de alguém que nos é querido.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  28. A poesia tem um imã que nos leva aos meandros das tristezas e saudades
    E o poeta externa com maestria a saudade que fica quando foi impossível aquela melancólica despedida
    Deslumbrante o teu poema, Ricardo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Yes, poem explain things deeply...words to explain everything...could be sad, happy,....

    ResponderEliminar
  30. Olá, Ricardo!
    Gostei deste belo poema sobre o final triste de uma história de amor.
    Não há amores para a vida toda, meu caro poeta.
    Beijo, boa semana.

    ResponderEliminar
  31. Há que seguir em frente: acabou, mas tudo tem um fim. Gostei do poem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  32. Antes da adenda o poema acabava bem. Com a adenda, melhorou.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenor

      Não foi o poema que melhorou
      Foi sim, a tua chegada, que o ... enriqueceu

      Falei em ti, e sobre ti, no meu poema de ontem - Fria Estrada.
      Aconteceu em resposta ao comentário da Teresa / ematejoca.

      Para ti: »» 🌹

      Eliminar
    2. Eu vi o que vocês escreveram. Fico sempre orgulhosa com o que dizes de mim, Ricardo.
      :)

      Eliminar
  33. Gracias por sus palabras en mi blog.
    Hermosa y trite poesia.

    Bendiciones.!!

    ResponderEliminar
  34. um pouco trist mas ao mesmo tempo bonito bravo saudades daudades temos todos bjs

    ResponderEliminar
  35. Doliente misiva aun vestida de belleza…

    Un placer leerte, Ryk@rdo.

    Abrazos, y feliz noche.

    ResponderEliminar
  36. Ricardo, não sei que diga sobre este poema! ´São versos muito sentimentais mesmo que, seja apenas um poema! Mas quantos casos não acontecem? Nas amizades também pode acontecer. Graças a Deus que não me revejo neste poema, poeticamente falando. :) Tudo isto para de dar nota 10 ao Poema(máxima)🍀
    -
    Beijos e uma excelente noite! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E digo, a tristeza existe sim...Quantas vezes não escrevo a minha tristeza?! :)

      Eliminar
  37. Partir dessa forma , é a pior das covardias,versos sentidos, porém belos!

    Concordo com a resposta ao seu amigo, existe poesia para desabafo d'alma, ai é só alegria.

    Obrigada por mais um comentário lá no blog.

    Boa noite . Paz e Bem amigo!
    Saudações.

    ResponderEliminar
  38. Fala meu poeta luso-brasileiro!
    Hoje eu vi o amigo além das minhas
    cortinas. Queria oferecer-te um
    café e um pedaço de bolo de milho,
    mas quando me dei conta já tinhas
    partido.
    Fica para a próxima.
    Um abraço, obrigado pela passada
    que deste por aquelas bandas e,
    boa noite, Rikardo.

    ResponderEliminar
  39. Nunca comunicaste a tua partida, nem de mim viestes se despedir.
    Sentimento igual a minha última postagem, bem assim amigo, depende do ângulo que nos sentimos! Abraços!

    ResponderEliminar
  40. Ainda bem que acrescentou esse último verso porque eu ia fazer a mesma pergunta.

    ResponderEliminar
  41. Rykardo, belleza total,
    con mayúsculas mi amigo.

    Besitos dulces
    Siby

    ResponderEliminar
  42. Triste y hermoso poema Ricardo, me encanto leerlo. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  43. Há saudades boas, e há-as duras de roer...
    e depois há aquelas que, ainda bem, acabam por se perder.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde de paz, Ricardo!
    O respeito deve existir entre elos.
    Sair sem despedir é brutal.
    Linda poesia!
    Abraços fraternais

    ResponderEliminar
  45. Siempre escribo "mejor" (como a mí más me gusta) cuando estoy triste o siento dolor. Del tipo que sea, ruptura, duelo, pena, miedo...
    Cuando todo va bien, o me siento feliz...no sale igual la poesía.
    Es bien extraño.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  46. Momentos conturbados que deixam marcas na nossa alma. Dias de raiva passa e fica a saudade e ao longo do tempo, passa a ser uma mera desconhecida.

    Tudo vai ficar bem.
    Boa continuação.
    Abraço
    Os Piruças

    ResponderEliminar
  47. Belo poema, Ricardo! Amores vividos ou acabados sempre geram bela poesia, cada história de amor traz inspirações. Aqueles que nem lembramos, não foram nada.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  48. Custa muito a separação por isso há que aprender a lidar com a mesma!!! Bj

    ResponderEliminar
  49. Grande e emotivo poema com uma carga emocional que penetra a alma!!

    Aplaudo em pé!!! Adorei

    Beijinhosss

    ResponderEliminar
  50. Gostei mas esperava enquanto lia que ele lhe perdoasse

    ResponderEliminar
  51. O verso no final será como o poema do Poeta que mente tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente?

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.