A minha Lista de blogues

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Vácuos de Memória

...
Vento ameno fustiga o arvoredo isolado
Qual silêncio em clamor do pensamento
Ruídos do deserto dentro do eco calado
De um carinho maior que o sentimento
Vácuos de memória em cristalina alma
Enfraquecem na rendição da sabedoria
Conduzindo glórias de uma tarde calma
Plácitos não cumpridos, que fiz um dia
A aragem que refresca o meu seco rosto
Alerta-me para o reverso do lado oposto
Recordando-me do amor que te prometi
Sinto na solidão da enferma melancolia
Onde o nosso amor que nasceu um dia
Mora em meu coração, esperando por ti
...

"" R i k @ r d o "
...

45 comentários:

  1. Sem palavras... Deixou-me pensativa

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Um poema muito melancólico, bem diferente daquilo a que nos habituou.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Un amor que vive en el corazón crece y espera con esperanza. Un abrazo

    ResponderEliminar
  4. A solidão é um sentimento dificil de gerir....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Muito lindo te ler,Ricardo! Belo poema! abraços, chica

    ResponderEliminar
  6. Algo melancólico mas que merece nota dez.
    Cumprimentos ... ensonados.

    ResponderEliminar
  7. Penso como o Amtónio: "Algo melancólico mas que merece nota dez."

    Eu encaro a solidão como uma fonte de creatividade.

    Imagino o Alentejo como a imagem lá em cima. Quando me for permitido viajar, quero conhecer o Alentejo, que ainda não conheço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... uma fonte de CRIATIVIDADE‼

      Votos de uma segunda-feira (AQUI, ainda Páscoa) feliz 🍀

      Eliminar
  8. Boa tarde Rik@rdo!
    Mais um poema de excelência...Muito terno! Amei. :)
    -
    Votos de uma excelente semana! "Protejam-se"

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Ricardo
    Bonito poema, abraços.

    ResponderEliminar
  10. A melancolia mais uma vez expressa num magnífico soneto.
    Uma boa semana, meu Amigo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. É a solidão dos dias rendendo belos poemas, melancólico porém precioso em sua essência.

    Agradeço sua maravilhosa interação aos meu pacatos versos lá no meu blog. Um luxo!

    Boa semana amigo Ricardo.

    Saudações e Fique em Casa!

    ResponderEliminar
  12. Para reflectir... Boa semana!

    Cumprimentos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Quando se está isolado, em solidão mais funda, os pensamentos formam-se em ecos que vêm de longe.

    Continuação de Boas Festas, em segurança!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde de Paz meu amigo Ricardo.
    Lindo poema com um misto de saudades, uma melancolia, uma espera na solidão que faz o nosso coração sentir uma saudade sem fim!
    Parabéns!
    Sempre com uma magnífico poema a nós encantar!
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  15. Belo e perfeito soneto, meu amigo... e quanta sensibilidade ele nos dá a conhecer! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  16. A solidão nos trará um antídoto com o qual podemos lutar. Chame de melancolia ou esperança.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Lindo amigo, que este amor viva e reviva cada belo momento,
    pois a poesia vive deste encanto, deste olhar ao passado,
    que refaz no presente um gosto bom de amar.
    Belo trabalho poeta.
    Abraços e vamos que vamos com fé.

    ResponderEliminar
  18. Poema muito inspirador.

    Boa continuação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Belo poema, nestes dias difíceis.
    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Achei o título curioso e fui ver ao Google. A coisa mais parecida com o título do poema que vi foi: "Rolha a Vácuo com Memória".
    :)

    ResponderEliminar
  21. Quero eu com isto dizer que és um poeta criativo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O título foi criado pela minha (fraca) imaginação. Por isso ainda não a coloquei - a imaginação - ao serviço da Google.
      :))

      Eliminar
    2. Ficas sempre a ganhar. Mais uma virtude tua: a modéstia.
      ;)

      Eliminar
  22. lindo e a solidao nao é facil mas vamos vencer tudo isto desejo uma feliz semana nos posiveis com mta saude bjs

    ResponderEliminar
  23. São recordações que eu guardo ainda,
    sei que essa realidade não me engana
    lá longe vejo aquela árvore sozinha
    faz-me lembrar a planície alentejana!

    Belo poema gostei de ler, caro amigo Ricardo, boa noite. Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Belo e profundo soneto Ricardo, com ênfase para o quarteto abaixo:

    Vácuos de memória em cristalina alma
    Enfraquecem na rendição da sabedoria
    Conduzindo glórias de uma tarde calma
    Plácitos não cumpridos, que fiz um dia

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderEliminar
  25. Olá, Ricardo!

    Ainda bem que há uma aragem, vez ou outra, para amenizar a melancolia que por vezes toma conta do nosso coração.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
  26. Boa noite de Oitava de Páscoa, Ricardo!
    Ah! O Amor cuja chama não se apaga e tem toda paciência da doce espera.
    Tenha dias abençoados!
    Jesus ressuscitou verdadeiramente.
    Abraço carinhoso, pascal e fraterno
    🔔🌻🐰😘

    ResponderEliminar
  27. Memórias trazem saudades, saudades tenho eu de fazer muitas coisas antes deste isolamento!

    Continuação de uma boa Páscoa e boa semana com muita saúde!
    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Memórias só gosto das doces.
    As amargas procuro esquecer.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  29. Nostálgico y bello poema. Saludos amigo Ricardo.

    ResponderEliminar
  30. Um lindo poema melancólico.
    Boa terça-feira

    ResponderEliminar
  31. Preciso sempre de ler com atenção estes poemas, pois têm bastante profundidade.Gostei muito!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  32. Há palavras que nos deixam sem palavras, profundas, ternas. Adorei.

    ResponderEliminar
  33. Ricardo,
    Eu leio você faz muito tempo,
    mas somente nesse 2020 foi que
    chegou aos espaços onde publico.
    Saiba que sou grata por sua presença
    nesse espaço Internet/Blogsfera
    que nos une e reúne ao
    redor da Palavra.
    Creia seus versos fazem bem a todos nós.
    Bjins de Esperança
    CatiahoAlc.
    dos Blogs
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/
    https://frasesemreflexos.blogspot.com/
    https://delasdelesouviceversa.blogspot.com/
    https://soempalavras.blogspot.com/


    ResponderEliminar
  34. Oi Ricardo, mais um bonito soneto, parabéns!
    É no passar do tempo e na evolução que enxergamos com mais transparência os nossos sentimentos e ações.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  35. Agradeço de coração a presença de todas as amigas e amigos que me visitaram, e em particular, as/os que deixaram uma palavrinha simpática - muitas exageradas - mas que gostei muito de ler

    OBRIGADO DE CORAÇÃO

    ResponderEliminar
  36. Do fundo da memória, emerge um clamor de saudade e belíssimas imagens descritas e sentidas!

    Bom dia!

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.