A minha Lista de blogues

quarta-feira, 1 de julho de 2020

SOMBRA

...
Que mal fiz eu para ser perseguido
Não sou delinquente, nem foragido
Já não sei mais o que posso fazer
Ao meu lado esta sombra misteriosa
Anda comigo, se paro, pára vaidosa
Até me parece estar orgulhosa
Imita-me em tudo, já nem a posso ver
.
Será que é uma assombração?
Será um fantasma?, será que tem vida?
A verdade é que é muito atrevida
Apareceu nestes dias de verão
Nunca apareceu durante o Inverno
Embora veja que tem um andar terno
Não havia reparado na sua perseguição
.
Descobri que era uma manhosa
E por medo ou por cobardia
Ao passar por uma sombra diferente
Olhei, oh minha santa gente
Essa sombra já não existia
Mas logo apareceu mais adiante
E digo-vos: Até parece que sorria
.
Anda a deixar-me muito nervoso
Porque mesmo sendo eu cuidadoso
Se me mexo ela também se mexe
Disse-lhe um dia muito zangado
Sombra tem muito cuidado
Levas um pontapé no rabo
Que vais parar ao Bangladeche
..

" R y k @ r d o "
.

52 comentários:

  1. De tanto roce con nuestra propia sombra, habrá que hacerse amigas y amigos de ella. Cuídate mucho.

    Abrazote utópico.-

    ResponderEliminar
  2. Acompanha-nos sempre, não há forma de nos livrar dela.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Un feliz miércoles con alegría.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  4. Fantástico!!!!
    Humor e alegria juntos, não podia estar mais perfeito, adorei ♥
    Desejo-lhe um dia feliz Ricardo, fique em segurança.

    ResponderEliminar
  5. rss...Gostei do bom humor...Ela está sempre a nos guiar... Linda poesia! abraços, tudo de bom,chica e feliz JULHO!

    ResponderEliminar
  6. gracias por llenar nuestras vidas con tus poemas

    ResponderEliminar
  7. Oi Ricardo,

    Tá com medo da sua própria sombra?
    Amei sua criatividade
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  8. Agradeço o teu comentário tão generoso na publicação do meu poema número dois,foi uma gentileza da tua parte teres dedicado um bocadinho do teu tempo a fazer aquele comentário que eu adorei!! Em relação a esta tua publicação e a este teu poema,não batas à tua sombra porque a tua sombra faz parte de ti!! Feliz e abençoado mês de Julho para ti!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernandinha

      És uma doçura. Uma simpatia que encanta
      Agradeço e retribuo os votos de Feliz e abençoado mês de Julho.

      Eliminar
  9. Perguntaste no meu poema número dois porque não aparecia o teu comentário no meu poema número dois,a resposta é muito simples,não aparecia porque eu ainda não tinha aprovado e moderado os comentários,eu optei por comentários moderados porque há muita gente malvada por este mundo,espero que entendas o meu ponto de vista,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
  10. Ohhhh que lindoooo
    Me fez lembrar... que eu já brinquei com a minha sombra quando criança!
    cheguei a disputar uma corrida com ela. kkkk verdade e não entendia o porque dela está sempre comigo, dos lados, atrás ou na minha frente... coisa de criança mesmo!
    Parabéns!
    Mais um belíssimo poema maravilhoso.
    um grande abraço de Luz 🥀💗🎊

    ResponderEliminar
  11. Não nos podemos despegar da nossa sombra...ela é a alma do corpo...:)))abraço poético

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá folhas de luar ( que nike delicioso )

      Saúdo a sua presença e comentário que me deixou muito feliz. Seja bem vinda. Não tem blogue?

      Retribuo o gentil abraço poético

      Eliminar
  12. Humor e boa disposição andam por aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa

      Saúdo com muito agrado o regresso do ematejoca azul. Mas está difícil ( pelo menos complicado ) de comentar. Espero que esse teu cantinho reapareça em grande. Sei ( pelo menos imagino ... ) que estás a trabalhar nisso.

      Beijinho

      Eliminar
  13. Boa tarde!
    O teu poema simplesmente hilariante! Uma inspiração Divina. Um final com um sorriso de orelha a orelha...Acho que o Poeta não se importava de ir para Bangradeche! Hahahhaha 🍀

    **

    Beijo e um dia muito feliz!

    ResponderEliminar
  14. Precioso poema, amigo.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  15. Bom humor e poesia, casam bem a este hilário texto. Ótimo mote.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  16. nuestra sombra nos persigue? nos acompaña? Lo cierto es que somos inseparables.
    Feliz julio

    ResponderEliminar
  17. Felizmente essa é uma sombra amiga :)
    Adorei o seu poema

    ResponderEliminar
  18. Verbo versátil, fluído e cheio de humor.
    Gostei imenso.

    Beijos, amigo Ricardo.

    ResponderEliminar
  19. Gostei mesmmo muito, muito....

    Cordial abraço e feliz Julho :) :)

    ResponderEliminar
  20. Isso mesmo, Ricardo! Nada mais convincente que o tal pontapé. Fique bem. Beijo

    ResponderEliminar
  21. Vi agora a resposta que me deste num comentário que eu te fiz em que te falava sobre chuva e que tu disseste que eras de Lisboa!! Eu digo-te que não costumo prestar atenção às respostas que me dão aos comentários,pois é preciso muita paciência para isso,não tenho tempo para ver todas as notificações e,depois,perco-me pelo meio das respostas!! Eu,como tenho só um blogue,costumo vir agradecer as visitas que me fazem aos vossos blogues,acho mais fácil assim para mim!! Mas voltando ao assunto que me trouxe aqui,tu és de Lisboa e eu pertenço a uma aldeia do distrito de Castelo Branco,por isso,estamos muito longe um do outro,ahah,beijinhos e bom final de tarde de quarta-feira para ti!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernandinha

      Eu disse que era de Lisboa, pela simples razão, que me deu a ideia de que pensavas - talvez pela forma que o meu nome está escrito - que eu era brasileiro, residente no Brasil.
      Podia muito bem ser, sem dúvida e, teria tanta honra em ser brasileiro como tenho em ser português.
      Mas foi só por essa razão que eu escrevi dizendo que era de Lisboa. Sem outra qualquer intenção. Repito: Não vejas outra intenção nessa minha informação.
      Conheço de passagem e já almocei em Castelo Branco. É uma cidade muito bonita. Já passei férias em Termas de Monfortinho por mais que uma vez. Andei a passear pelas aldeias limítrofes.

      Beijinho e uma boa tarde de quarta-feira também para ti.

      Eliminar
  22. Me encantó este poema! Pura fantasía y un viaje a la niñez!
    Precioso!
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  23. Dizem que a sombra é como o amor, corre atrás e ele foge. Vira-lhe as costas e ela te seguirá para sempre

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  24. Me encantó este poema!
    Besitos para tu noche

    ResponderEliminar
  25. Adorei o seu bom humor! Fantástico poema. A imagem está perfeita.
    Continuação de boa semana com saúde.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  26. Antes de ir para a tropa, era muito medroso, Fui criado no monte. No Alentejo uma casa é um monte.
    de noite quando sozinho tinha que me deslocar para outro monte a três ou a quatro quilometros de distância. Em noites de luar até da minha sombra tinha medo. Quanto mais fugia mais medo tinha porque a sombra também fugia ao meu lado. Gostei do poema, parabéns pela imaginão.

    Tenha uma boa noite caro amigo poeta Ricardo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  27. quien no habrá pensado alguna vez que la sombra es algo fuera de ti...y haya hasta jugado con eso...se pierde esa eventual magia de chico por la enseñanza o comprensión de lo natural.
    estes bien!

    ResponderEliminar
  28. Olá, Ricardo, que criatividade, meu amigo! Um poema da sua sombra, gostei imenso! Lembrei, quando criança, que eu também implicava com minha sombra, estava sempre a me perseguir, por isso adorei o poema, voltei, sem querer, a lembrar coisas tão distantes. Parabéns!
    Uma boa semana,
    beijo.

    ResponderEliminar
  29. Uma bela e humorística divagação poética. Fez-me lembrar o Peter Pan. ;)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  30. ♥️♥️♥️______________

    Fé é confiar no que não se vê. Confiar no que não se conhece.
    Fé é caminhar com firmeza na escuridão, tendo a certeza de que alguém te guia.
    Fé é acreditar no que não se compreende.
    Fé é a força que te impulsiona, que te protege e que te cura!
    Fé é a certeza que tudo dará certo!🙏🙌🙌🛐

    ♥️✨
    _____________♥️♥️♥️

    Deus te abençoe infinitamente!

    ResponderEliminar
  31. Oi Ricardo, gostei do tom bem humorado e divertido do poema.
    Parabéns
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  32. Divino lo que nos regalas,
    nuestra sombra es la única
    que nunca nos deja solos.

    Besitos dulces
    Siby

    ResponderEliminar
  33. Tu poesía me hizo darme cuenta de que la autoimagen es el "amigo" más leal ... nunca nos abandona.

    Saludos

    ResponderEliminar
  34. “Que mal fiz eu para ser perseguido
    Não sou delinquente, nem foragido
    Já não sei mais o que posso fazer [...]”

    Às vezes a vida que temos é mesmo um labirinto, de onde nem sempre podemos sair.

    Pelos versos iniciais sabemos da boa qualidade do poema. Parabéns.

    Um abraço amigo Ricardo.

    ResponderEliminar
  35. La sombra es nuestra compañera......Yo le tengo desconfianza. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  36. Bem curiosa esta relação com a sombra!!! 👏👏👏👏👏 e bj

    ResponderEliminar
  37. Adorei o poema, deixou-me de sorriso na cara! :) Bom mês de Julho.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  38. Poeta, Ricardo !
    Quantas desconfianças com a sombra...
    Prefiro ve-la como uma fiel guardiã, só
    ausente na escuridão, quem sabe por
    merecido descanso...
    Belo texto, amigo ! Parabéns !
    Uma ótima semana e um fraternal abraço,
    aqui do Brasil !
    Sinval.

    ResponderEliminar
  39. kkkkkkk...achei muito engraçado!
    Sombra pode parar de me seguir,
    não lhe dei esta permissão!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  40. Humor e inspiração, num mix perfeito! :-)
    Adorei esta formidável reflexão, sobre esta sombra imitadora, que não nos larga... especialmente nos nossos dias mais brilhantes!... :-D
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar
  41. Gostei muito deste poema, é engraçado

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.