A minha Lista de blogues

domingo, 12 de junho de 2022

Ser criança e a tentação da chuva

 

( Foto da net )
...

Chovia. Saia de casa, saltava, brincava
Ao vento, à chuva, era a plena felicidade
Ralhava a mãe, o pai, mais quem estava
Ser criança era a doce e terna realidade
.
Não compreendia os gritos dos meus pais
Até os achava tão cruéis e desajustados
Eu queria ser livre, como eram os pardais
Que alegres, cantavam sobre os telhados
.
Toda a criança gosta de à chuva brincar
Colocar os pés nas poças de fina água
Lá surgem os pais aborrecidos a ralhar
Gerando na criança dura e triste mágoa
.
Os pais têm razão no seu ar preocupado
Andar à chuva, e a receber o vento fino
É o mesmo que ficar doente, constipado
Sendo os pais, que acarinham o menino
.
Saltar à chuva, felicidade, vida encantada
De uma criança que ama viver o dia a dia
Qual a criança que não gosta de ser amada
Deixai-as brincar, não lhes tirem a alegria
.....................................................

Um domingo feliz 

.

"" R y k @ r d o ""

.

47 comentários:

  1. Bom dia, amigo Ricardo.
    As crianças são pródigas a brincar à chuva. Gostam de saltar entre os pingos da chuva.
    Muito interessante poema, que gostei muito.
    Bom fim de semana!
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Um momento rico daquilo que é a infancia.
    Bem escrito, amigo ricardo

    ResponderEliminar
  3. Quem nunca assim fez? Eu adorava! Linda poesia e alegria das crianças!
    abraços, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  4. Que poema refrescante neste calor! Gostei muito. :)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Parece que todos gostamos de saltitar nas poças de água.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Ricardo
    Brincar na chuva é bom demais, as crianças são lindas, aprendemos muito com elas. Ontem tive a oportunidade de conhecer através do youtube as ondas gigantes de Nazaré em Portugal, os surfistas são corajosos demais. Você conhece? Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Ti sembrerà strano ma a me non piaceva giocare nelle pozzanghere. Però mi piace la tua poesia che ben descrive la spensieratezza e la vera gioia dell’infanzia. Bravo Rycardo, buon pomeriggio.

    ResponderEliminar
  8. Gostei deste belo poema, Rycardo.
    Beijos e tenha um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Quando era criança brincava muito na chuva, deu saudade agora, abraços.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Ricardo,
    Eu adorava andar à chuva e colocar os pés nas poças de água. Constipações constantes!
    Gostei imenso do poema que me fez sorrir lembrando tempos idos.
    Beijinhos e feliz fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Revejo-me neste poema, ele levou-me à infância desde o começo ao fim, foi um prazer ler e recordar, muito belo...parabéns! Bom domingo. Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Que bien hilado el recuerdo! que hace nacer los míos, que en la niñez viví a pleno campo, a pleno pulmón, rebozando salud, nada de pestes , a pie descalza corriendo por la lluvia...
    Hermosos recuerdos, me ha gustado mucho tu mirar poeta!

    Lindo fin de semana.

    ResponderEliminar
  13. Me encanta chapotear en los charcos, lo sigo haciendo y hace poco se mu unieron dos pequeños, sus padres me miraban y se reían, no se animaron.

    ResponderEliminar
  14. Los niños sienten pasión por el juego y la lluvia le proporciona una buena ocasión...¡quién de niño no ha chapoteado en los charcos de agua?, aunque después se haya llevado una regañina de sus padres.

    ResponderEliminar
  15. Si hay algo que me gusta es ver a los más peques saltar en los charcos , eso me recuerda mi infancia . Un abrazo.

    ResponderEliminar
  16. Conservar siempre en el alma a ese niño/a que fuimos! Precioso poema!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  17. Maravilha de poema , Ricardo! Versos que evocam a infância emociona a gente.
    Beijo carinhoso.

    ResponderEliminar
  18. Tomei muito banho de chuva quando
    era criança, as goteiras eram o chuveiro!
    😋😁

    ResponderEliminar
  19. Cativante poema que nos leva aos doces tempos das travessuras infantis. Maravilhoso!
    Aplausos, caro poeta.
    Abraços e boa semana.
    Calu

    ResponderEliminar
  20. Wonderful poem, wish you a happy weekend

    ResponderEliminar
  21. Tierno poema. La inocencia a flor de piel. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  22. Um dia vi meu barquinho de papel sumir na enxurrada, no outro dia outro barco e quando dei por mim, o tempo havia passado, mas eu voltei a tomar banho de chuva e ver barquinhos serem levados pelas aguas.
    Belo poema que me transportou para um tempo de feliz idade.
    Abraços e bom domingo amigo.

    ResponderEliminar
  23. Bellissima immagine gioiosa :)
    Buona domenica

    ResponderEliminar
  24. Infelizmente, as crianças actualmente - e há já muitos anos - estão sobrecarregadas de actividades extra-escolares , sem tempo para brincarem livremente :Para cúmulo, as redes sociais vieram coarctar a relação entre pares com tudo o que prejudicial isso implica.

    Bom domingo e cordiais saudações

    ResponderEliminar
  25. Segunda tentativa.

    As crianças estão assoberbadas com actividades extra-curriculares desde há muitos anos a esta parte e esse erro agravou-se com as redes sociais .

    Daqui resulta a nefasta dependência de objectos inanimados e a escassa relação entre pares assim como não terem tempo para brincarem e exercitarem a imaginação.

    Bom domingo e coriais saudações

    ResponderEliminar
  26. O teu poema é lindo e assim me fez lembrar quando eu era criança e a minha mãe não deixava eu ir para a chuva por que depois eu não tinha roupa para vestir agora as pessoas não sabem dar o valor ao que têm eu sei porque sou de outro tempo e nunca pensei que algum dia eu teria tudo aquilo que tenho e 3 filhos maravilhosos ...um beijinho e resto de um bom domingo.

    ResponderEliminar
  27. Felizmente há muitas crianças que brincam, mas, infelizmente, muitas parecem ainda não ter esse direito natural, porque muitos adultos lho tiram.
    E todas as crianças têm direito a brincar, ao amor e à alegria.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  28. Texto e imagem maravilhosos. Saudades da minha infância.

    ResponderEliminar
  29. Una bella forma de decir lo que disfrutamos y seguirán disfrutando los niños jugando en los charcos, mas si nos habían comprado unas botas de agua nuevas.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  30. Yo creo que no hay ningún niño en el mundo que no haya chapoteado con sus pies en algún charco, y que sus padres no les hallan reñido... y cuando lo hacen es, porque no se acuerdan ya, de que ellos, una vez, también fueron niños.
    Precioso como lo cuentas, amigo Ricardo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  31. A pureza e espontaneidade de uma criança retratada com a ternura tão inerente à ela
    Uma poema maravilhoso amigo Ricardo
    Um abraço

    ResponderEliminar
  32. Olá Rykardo!

    A chuva tem o poder de lavar a alma, quando entramos nela com a finalidade de nos divertir.
    Desejo-lhe uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  33. Que lindo poema, repleto de realidades, A chuva é uma atração infantim, que os adultos, com suas couraças, são tolhidos e tolhem. Bom final de domingo.

    ResponderEliminar
  34. Bonito poema.
    A água é mesmo a tentação das crianças. As poças de água então, são a alegria deles. Quem nunca?? :)) Adorei :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  35. Sair à chuva, correr, rodopiar e dançar sob a água que cai é talvez um dos maiores prazeres da infância, rsrs. Os pais enlouquecem com isso, mas desconfio que também eles desfrutaram dessa diversão, rsrs. Belo poema!

    ResponderEliminar
  36. Como não gostar, que lindas palavras,
    Adorei esse seu poema
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  37. Uma criança brincando na chuva já é poesia pura. Grande inspiração na poesia, abraços ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  38. Saltar nas poças de água era um must.
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  39. Que poeminha fofo!! Sem sombras de dúvidas, a melhor parte de ser criança é não se preocupar com nada, apenas focar em se divertir. Às vezes é importante reacender a nossa criança interior.

    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Que lindo, me gustó mucho. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  41. Quase todas as crianças adoram saltar nas poças de água.
    É um tempo mágico que deixa doces memórias para sempre.
    Maravilhoso poema
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Quando falamos no "ser criança" a poesia ganha magia!!!..
    😘

    ResponderEliminar
  43. Gostei de ler e relembrar das brincadeiras nas poças e nos banhos de chuva.
    Boa terça-feira...

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.