A minha Lista de blogues

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Triste e assustado

...
Sinto-me triste ... assustado
Pela ausência de voz, da palavra
Do barulho, do silêncio, do grito
Ecoando no meu consciente
Não ouço, não vejo, aquela gente
Que caminhava a meu lado
tranquilamente
.
Sinto no peito uma dor aguda
Que me sufoca o pensamento
Já não existe vida lá fora
Sinto a minha alma em ferida
Chaga profunda, entreaberta
Estado nostálgico que me toca
Quando vejo a rua deserta
 
Máscara na cara, rosto tapado
Já nem conheço o meu amigo
Condeno quem de cara nua
A minha liberdade sufoca
Já não recebo aquele beijo
O abraço estreito, retribuído
Estou triste ... assustado
.
Já não há presença da família
Amigos, vizinhos, confidentes
Idosos fechados, isolamento
No meu coração tão presentes
Sinto-me sozinho, alarmado
Vivendo em confinamento
Triste, pesaroso ... assustado
........................................

"" R y k @ r d o ""
..

54 comentários:

  1. Um poema melancólico, porém verdadeiro. Gostei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É assim que metade do mundo se sente, Ryk @ rdo, com essa pandemia pela qual tivemos que viver.
    Não desanime.
    A incerteza é uma forma de conhecer nossas fraquezas e também a enorme força que possuímos.

    Abraços de Sevilha.

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual, Ricardo! Valha-nos ao menos a janela da internet que sempre dá algum alento e no meu caso, as artes manuais. :) Beijinho cheio de força, isto vai passar, temos de continuar confinados e pacientes...

    ResponderEliminar
  4. Tanta verdade, Ricardo...Aqui estamos assim também, confinados pois os que estão soltos na rua, não respeitam...Muito triste! abraços, chica

    ResponderEliminar
  5. Verdadeiro e sentido mas pelo menos não temos o flagelo de uma guerra civil como vivi e ainda há tantas pelo mundo fora.
    Calma. paciência e esperança são e serão sempre as minhas armas.

    Um abraço sincero e façamos o que pudermos para "levantar" quem esteja totalmente só!

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente nem toda a gente está assustada, mas o que se passa é de uma violência nunca antes vista, pior que muitas guerras e talvez só comparável ao que se passou há cerca de 100 anos.
    Magnífico e oportuno poema. Gostei imenso.
    Continuação de boa semana, caro Ricardo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Vamos animar! A vacina está aí e não tarde podemos voltar à vida normal. Assim espero.

    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  8. esse isolamento cansa. aqui no brasil que nunca saímos dele há 10 anos está muito cansativo mesmo. vai passar, as vacinas chegaram, uma hora a gente volta a sair. se cuide. falta "pouco". beijos, pedrita

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente está a ser cada vez mais difícil lidar com estas coisas todas. Estamos todos no mesmo barco.
    Já cansa mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Es un tiempo complejo, Rykardo, pero lo superaremos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Mucho animo y seguir luchando el miedo no sirve de nada hay q seguir adelante. Un abrazo .

    ResponderEliminar
  12. Nos aíslan, no podemos reunirnos, no podemos abrazarnos y ahora tampoco se puede hablar. No se que mas nos pueden pedir. Un abrazo

    ResponderEliminar
  13. Sinto o mesmo.
    Muito bonito o poema retratando a realidade nua e crua.
    Um grande abraço virtual

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, poeta Ricardo.O retrato fiel do que estamos vivendo está registrado em seus versos.
    O medo, a insegurança nos trouxe muitas situações ruins, doenças, depressões, eu mesma passei por situaçoes, que não soube explicar, mas que hoje sei o porquê da tristeza e dor.A máscara me sufoca, mas é preciso, e como dizem : isso é emocional, mas ela me tira o ar. Sinto a falta dos abraços, dos amigos, dos cafés, dos encontros para uma boa conversa, enfim, todos sofrem. Seu poema disse tudo. Abraços!

    ResponderEliminar
  15. Solo darte mucho ánimo y pedir por ti en mi oración, no estamos solos Dios existe y está vivo...su amor es a todos los que piden con dolor , por algo el sufrió lo indecible para nuestro bien.

    Un abrazo solidario.

    ResponderEliminar
  16. É bem esse sentimento que nos aflige a alma sim Ricardo
    muito bem interpretado com belas palavras da língua portuguesa
    até a esperança anda escondida!
    abraço, boa semana com saúde

    ResponderEliminar
  17. Muito boa esta poesia, meus parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. ai amigo como compriendo ^pois era uma pessoa que adorava fazer festa derivado a minha Radio erao bom ver os artistas e dançar e os amigos tambem e as pessoas que vinham as festas ja tenho tantas saudes desse tempo mas como sei que é para o meu bem entao nao faço mais um poema que nos deixa a pensar desejo tudo de bom saude bjs

    ResponderEliminar
  19. Como dizem estamos todos no mesmo mar embora em barcos diferentes, eu também sinto esse sufoco!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  20. Um poema que reflete bem os dias que estamos vivendo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. Essa é uma triste realidade, meu amigo.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  22. Um poema. Uma realidade de vida, do momento, no qual me (nos) entretece ,muito! Receio que as coisa não mudem assim tão depressa. Quebram-se laços... Poema emocionante!
    .
    Beijo, e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
  23. Um poema repleto de desabafos. Eita tempo tão sufocante e prolongado!
    Que venham dias melhores... Abç

    ResponderEliminar
  24. Tremendo y doloroso es tu poema, muy bello, muy dramático... ojalá pasen pronto estos días!
    Un beso.

    ResponderEliminar
  25. Com certeza grandes verdades em seu poema;
    O mundo estava indo já a muito a beira de um grande buraco;
    Talvez essa pandemia veio nos dizer algo a toda a humanidade uns
    aprenderão outros não muitas vidas serão perdidas;
    A palavra fé está além desse sentido religioso que conhecemos precisamos
    acreditar no criador de todas as coisas; e se tiver que voltarmos para um
    casal de seres humanos para começar tudo novamente... que seja;
    o que plantamos colhemos e estamos todos neste imenso globo terrestre no mesmo
    barco; e mesmo assim tem gente que só pensa em dinheiro e como vai fazer para se safar disso
    ou daquilo...
    É muito triste o que acontece aqui no Brasil mas todos os países estão pagando a conta
    uns menos e outros mais; talvez os países mais preparados sobreviverão outros não.
    Que a gente possa de alguma maneira continuar...
    Boa entrada de mês.
    PAZ E BEM.


    ResponderEliminar
  26. Passando e lendo, gostei muito

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Creo que lo que expresa tu poema, representa lo que sentimos todos en estas triste circunstancia.

    ResponderEliminar
  28. Olá, amigo Ricardo,
    o canto triste do poeta em tempos nebulosos.
    Belíssimo poema.
    Um bom final de semana.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  29. En tu poema no solo reflejas lo que tu sientes y tus conciudadanos portugueses pero a este lado de la raya no estamos mejor, ni en muchas partes del mundo. Así que a esos sentimientos nos unimos una gran masa.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  30. Bonito poema e realista, é assim que eu me sinto.

    ResponderEliminar
  31. Siempre un grato placer el visitarte! Saludo Cuidate!

    ResponderEliminar
  32. Estamos todos sufocados mas temos de ter fé!!

    Cumprimentos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  33. Estamos todos mais ou menos assim. Mas é preciso não perder a esperança e manter a fé.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  34. Um belo poema que conta a triste realidade desses tempos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  35. Um estado de alma da maioria!
    Gosto do desabafo poético! Bj

    ResponderEliminar
  36. Olá, Rycardo,

    Disseste tudo neste poema, que tristes dias, os atuais! Confesso que se alguém me tivesse dito antes, que passaríamos por tudo isso... eu não haveria acreditado.

    Um abraço, fique bem!

    ResponderEliminar
  37. Uma angustia que não cessa, um olhar que insiste
    na busca do leve, do bonito e só se vê o vazio.
    Os movimentos lentos e o sorriso oculto.
    Belo trabalho amigo neste instante de inquietação.
    Um bom fim de semana com paz.
    Abraços

    ResponderEliminar
  38. Maldita pandemia que nos estraga a vida é destrói a felicidade
    Bem escrito e retratado

    ResponderEliminar
  39. Oi Ricardo,
    Me perdoa,
    `As vezes até esqueço, meu pai que só me "fez", pois quem me criou foi meu tio, um italiano batalhador...Capito? Pois meu pai era boêmio, etc.
    Adorei sua poesia, linda demais.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  40. Repito o que já dito há muito tempo.
    Temos que nos habituar a viver COM a pandemia.
    Agora descontrolada, depois da vacina controlada como todos os vírus.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  41. Gostei muito do poema. Fez doer o peito de tão verdade que é.
    Tanta saudade dos abraços e dos beijos... Força ❤️
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Também eu, meu caro!

    Não sei se levarei o barco a bom porto...

    Desejo-lhe saúde.

    ResponderEliminar
  43. Ricardo, você versou sobre o sentir de todos nós, que também angustiados e assustados vemos o tempo passar, sem que nos chegue o que tanto almejamos. Abraço.

    ResponderEliminar
  44. Mi amigo Rykardo, todos vivimos esos
    instantes de temor, angustia, es una
    mezcla de todos nuestros miedos, sin
    saber hasta cuando, felicito tu pluma
    que capto lo que vivimos.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
  45. Un poema actual, duele leer la realidad en tus letras. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  46. "Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido." Malcolm X. Abraço

    ResponderEliminar
  47. Sinto tudo o que sente o meu amigo poeta.
    É triste, é sufocante, mas temos de aguentar.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  48. Una triste realidad.
    Muy triste y agobiante.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  49. Quase um ano estamos em clausure e ao fim do túnel Portugal atravessa perigos momentos .O meu coração sangra ao ver as notícias portuguesas .
    Queridos amigos portugueses cuidem-se .
    Abraços

    ResponderEliminar
  50. Uma dura realidade que toca o coração de todos nós.
    Um poema sublime.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.