A minha Lista de blogues

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Tristeza e Lamento

 


Gostava tanto de ver os teus lábios a sorrir
Que o olhar não mostrasse a tristeza da voz
Sem qualquer lamento, a tua alegria existir
Que o sonho não parasse num reverso atroz
.
Esquecer a má sorte, do doloroso momento
Em que as lágrimas, envolvem o teu olhar
Que no teu coração não existisse o lamento
E que o teu sorriso tivesse o brilho do luar
.
Que o teu cabelo ondulasse livre como vento
Que a alegria fosse a luz do teu pensamento
Que no teu corpo deixassem de existir dores
.
Longe vai o tempo que em ti o sonho existia
Tão triste quando a tortura substitui a alegria
Quando nasceste para ser, a rainha das flores
......................................................................

Cantado e musicado ... AQUI.
..................................................

Presto desta forma a minha homenagem a todas as pessoas, embora como homem, realce a mulher, que a dado momento da vida, recebem da voz da medicina, a dolorosa frase: " Tem cancro".

Felizmente, a medicina está muito avançada e, o cancro, quando detectado em tempo útil, consegue curar-se. A pessoa que, o destino atraiçoa e essa maldita doença surge como a "pedra" mais negra do seu caminho, tem de ter a força da fé e acreditar na ciência. É difícil? Sim. Deve desanimar? Não.

Muita força a quem luta contra todas as doenças e, em particular, contra esse flagelo que é, para homens e mulheres, embora com maior incidência na mulher, o cancro da mama.
.
.
"" R y k @ r d o ""
.

40 comentários:

  1. Um poema sofrido e junto-me à tua homenagem!
    Beijos e um enorme abraço!

    ResponderEliminar
  2. Lindo poema e teu carinho...Infelizmente tantas são as pessoas que assim estão! Homens e mulheres, tenham fé! abraços,chica

    ResponderEliminar
  3. Ha habido grandes avances y ahora haymás mediod para curarse de esa enfermedad.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. E é ainda mais difícil quando é criança, Rykardo.
    A minha sobrinha luta contra o osteossarcoma há quase dois anos. É muito difícil mas ela nunca perde o sorriso e incentiva toda a família.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Ricardo, pelos votos que deixou para minha mana Fê.
    Que todos os doentes sejam abençoados!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderEliminar
  6. Versi intensi, molto vicini al mio pensiero.
    Complimenti per il brano messo in musica e cantato.
    Un caro saluto Riccardo

    ResponderEliminar
  7. Muito bonita e bela homenagem. A música ficou top.

    ResponderEliminar
  8. O poema é lindo. A musica é maravilhosa de ouvir

    Uma homenagem encantadora a quem sofre dessa doença terrível chamada de cancro.
    Deixou-me emocionada..

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Um soneto comovente.
    Fiquei comovida.
    A sua homenagem é muito sentida.
    Ouvi a música, também gostei.
    Que Deus abençoe todos os portadores dessa e de outras doenças.
    Semana abençoada com paz.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Excelente soneto y homenaje. Me uno a tu homenaje. Cuando se trata de la infancia duele más.
    Feliz día Rycardo. Un abrazo

    ResponderEliminar
  11. Un sentir que se agradece, todas cuando escuchan "la sentencia" agradecen el cariño la compañia y el apoyo, Precioso soneto. Abrazos

    ResponderEliminar
  12. Ojalá la sonrisa y la alegría fueran eternas y esa enfermedad llamada Cáncer no existiera, que desapareciera para siempre.

    ResponderEliminar
  13. Ricardo es estupendo esa canción que nos dejas y sobre todo la letra. Gracias, por tu poema cantando. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  14. Um Poema melancolicamente lindo.
    Infelizmente, o cancro não tem idade para aparecer, nem escolhe géneros. Atualmente também existem muitos homens a sofrer de cancro da próstata. Mais do que se imagina, tal como no pâncreas, que quando se descobre raramente tem solução.
    Quem trata das pessoas(Marido/Mulher) também sofre a sua dose. Mas como diz o "ditado" é na saúde e na doença...
    Da minha parte, muito obrigada!

    Muita saúde para ti e todos os teus. Beijos

    ResponderEliminar
  15. Esqueci-me de te dizer que fica muito bem, musicado! Amo...

    ResponderEliminar
  16. Me uno a tu homenaje pues me ha tocado muy cerca, es muy doloroso pero la esperanza nunca se debe de perder. Saludos

    ResponderEliminar
  17. Eu sempre visito e eventualmente comento seus sempre elegantes poemas. Hoje, depois de ler o texto após o último terceto, resolvi comentar de forma anônima o que li. No primeiro semestre de 2023 minha mulher foi diagnosticada com câncer no fígado, iniciando-se um tratamento moderno conhecido como imunoterapia, introduzido no Brasil em 2019, se não me engano. Não entrarei em detalhes, mas os resultados foram tão auspiciosos que a médica que a acompanha disse que “dessa doença a senhora não morrerá”, pois graças ao tratamento “miraculoso”, essa doença transformou-se (até agora, pelo menos!) em uma doença crônica, assim como o diabetes, precisando de acompanhamento e aplicação mensal dessa imunoterapia. Longa vida e sem sofrimento a todas as pessoas atingidas por essa doença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia

      Uma pena não deixar identificação. Um nome. Um nick. Obrigado pelo seu cuidado no comentário.
      Uma pena mesmo.
      Cumprimentos poéticos

      Eliminar
    2. Ao não me identificar eu tentei preservar a privacidade de minha mulher, mas você sempre visita meu blog.

      Eliminar
  18. O poema menciona abatimentos e tristezas, na expectativa de dias mais alegres e vibrantes.

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Oi Ryc@rdo é preciso muita resiliência para suportar uma doença que por vezes é tão assustadora, mas hoje existem inúmeros tratamentos para nos dar esperança, linda musica. Abraços, Virginia

    ResponderEliminar
  20. Me uno a tu dedicatoria para todas aquellas personas que lo están pasando mal a causa de la enfermedad, seguro que tu bella poesía les da ánimo para seguir luchando.

    ResponderEliminar
  21. Profundo y emotivo poema. Es duro luchar contra cualquier enfermedad en especial el cáncer. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  22. O meu pai lutou três longos anos contra essa maldita doença.
    Até se cansar.

    ResponderEliminar
  23. Una enfermedad que golpea muy duro
    ojalá que quien sufre todo esto pueda avanzar en especial sostenida
    por el amor de los suyos y de Dios...
    Y siempre debemos apoyar a quienes lo necesitan.
    gracias por solidarizar con el dolor.
    Abrazo.

    ResponderEliminar
  24. Uma homenagem à qual me associo, Ricardo. E quando são crianças a sofrerem desse mal? Uma tristeza sem fim... Obrigada, Amigo e um abraço para ti e para todos os que enfretam essa terrível doença
    Emília 🌻

    ResponderEliminar
  25. Poema lindíssimo, Ricardo. Triste diagnóstico esse.

    Gostei da sua frase no comentário por lá.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  26. Cuando recibes este tipo de noticias no solo es un duro golpe para la persona afectada también para la familia.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  27. Soneto muitíssimo assertivo.
    O cancro da próstata é mil vezes mais mortal do que o cancro da mama.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pelo belo poema e pela solidariedade com as vítimas dessa terrível doença.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Este poema diz-me muito!
    Há seis meses o meu marido teve o diagnóstico de cancro na medula óssea e partiu este outono, deixando uma dor imensa e saudades sem fim...
    Mena
    maiordesessenta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. Rik@rdo,
    Bravíssimo por sua sensibilidade
    e dedicação a todos nós
    que o lemos, mas especialmente
    aos que passam por essa provação
    tremenda e incomparável.
    Obrigado de verdade.
    Bjins e Abraços Poéticos.
    Bjins
    CatiahôAlc. do Blog Espelhando

    ResponderEliminar
  31. Mas que bela homenagem faz neste poema a todas as mulheres que padecem nesse mal... e de outros! Gostei muito. Bom resto de semana!

    ResponderEliminar
  32. Buen homenaje para esas personas.
    Que se curen todas.

    ResponderEliminar
  33. Este poema ressoa como um suspiro de ternura e cuidado, um apelo sincero à superação da tristeza e ao renascimento da alegria. Há nele um desejo profundo de que a alma reencontre sua leveza, que os lábios se iluminem em sorrisos e que o brilho do luar volte a habitar o olhar de quem sofre.

    Os versos carregam um afeto imenso, como se embalassem as dores em um abraço cheio de esperança. É tocante a forma como o poema evoca o potencial de renascer e florescer, lembrando que, mesmo na sombra, existe a promessa da luz.

    Uma verdadeira homenagem à força interior e à beleza adormecida, que merecem ser despertadas com delicadeza e amor. Que esse carinho se espalhe, como um vento suave, para aliviar os corações que precisam. 💖🌷

    ResponderEliminar
  34. Un precioso homenaje al cual me uno. Besos.

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita e, quiçá, comentário. Obrigado de coração.