A minha Lista de blogues

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Quando o amor de criança se prolonga

 

( foto da net )
...

Com 11 anos parti, para não mais voltar
Nem disso queria ouvir falar
Mas não sei o que me aconteceu
Tudo na vida me corria bem
Tinha saúde, carinho, dinheiro também
Mas algo sentia que não me deixava ser eu
.
Lembrava-me da casinha onde nasci
Dos campos que alegremente percorri
Dos meus tempos de criança inocente
Recordando, o meu corpo estremecia
Uma dor no coração, até a alma me doía
Passando a sentir de forma permanente
.
Lembrei a escola e uma certa menina
Alegre, brincalhona, traquina
Dez anos. O tempo havia passado
Tão bonita, de palavras serenas
Chamava-se: Um nome lindo, apenas
E dizia que eu era o seu namorado
.
Fui mau ao partir sem dizer nada
Nem aquela menina enamorada
Mas eu era tímido, envergonhado
Era um gostar de meninos de escola
Em que se cobria o rosto com a sacola
Após um olhar embevecido, adocicado
.
Era essa dor que no coração sentia
Não adiei nem por mais um dia
Não resistindo mais à saudade
E não é que à minha terra, chegando
Tinha a menina da escola me esperando
De braços abertos, sorrindo de felicidade
...........
"" R y k @ r d o ""
.

56 comentários:

  1. Partir com 11 anos?!
    Ainda uma criança.
    Compreendo — é simplesmente um poema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Teresa, não é simplesmente um poema. Parti mesmo com 11 anos, assim que terminei a 4ª classe. Deixei pais e quatro irmãos. Foram umas pessoas amigas que convenceram o meu pai a trazer-me para a zona de Lisboa, onde fiquei sozinho, embora acarinhado pelos donos do café. Chorei muita lágrima de saudade, quando a noite chegava e eu me deitava na minha cama. Vim trabalhar/aprender a dureza da vida, para um café na zona de Lisboa, sito muito perto da zona onde hoje resido. Eu era um menino rebelde, aluno exemplar, que sempre quis fugir da miséria/pobreza. Uma longa estória. Com 12 anos e meio, arranjei - isso mesmo - arranjei trabalho, numa pecuária ( na altura propriedade do toureiro Diamantino Viseu) com casa para morar, luz e casa de banho, que nunca os meus pais e irmãos ( e eu), tinham tido, e trouxe-os para junto de mim. Sim, com 12 anos e meio de idade. Outros tempos. Mas claro que, quando a imaginação quer, o POEMA acontece.

      Muita verdade, muita ficção em ... simplesmente um poema

      Eliminar
    2. Fiquei absolutamente impressionada e comovida com a tua resposta, Ricardo.
      Assim, o poema atinge uma outra profundidade.
      Não gosto de meter onde não sou chamada, mas NÃO resisto.
      A tua prosa tem um enorme potencial, porque não escreves sobre a tua experiência como um miúdo sozinho da família e da sua aldeia (penso eu). Embora eu goste da tua poesia romântica, acho que o teu talento literário tem de abranger outros temas.

      Abraço ou beijo mereces ambos, Ricardo.
      A tua resposta é o início de um romance autobiográfico.

      Eliminar
    3. Teresa

      Gosto de escrever sem chorar ... porque chorar a escrever ... é ferida que abre e dói

      Escrever sobre o "coitadinho" não faz o meu género. Esta resposta que te dei foi apenas pela enorme consideração e respeito, embora virtual, que nutro por ti. Caso contrário não o faria. O passado está lá atrás... Que descanse em Paz. Escrever sobre o amor é fascinante

      Eliminar
    4. Eu não lhe chamaria „coitadinho“, mas um miúdo „CORAJOSO“.
      Quando saí de Portugal pela primeira vez tinha 18 e meio e todos meus amigos e familiares louvaram a minha coragem (excepto a minha família mais próxima).
      Os maiores poetas e escritores choraram e escreveram sobre as feridas que abrem e doí mesmo.
      Hoje escrevo no TROVOADA DE MAIO sobre um notável poeta, que sofreu e escreveu sobre a sua doença.

      NÃO me puxes os cabelos, mas a tua mania de escrever sempre o amor, Ricardo, é por que queres fascinar as tuas „groupies“ e adoras receber os seus melados elogios.

      Conclusão: Continuamos amigos, não é verdade?!

      Eliminar
    5. Se continuamos amigos? Isso é pergunta que se faça?, lol

      Eliminar
  2. Amor de infância, nunca esquecido! Linda poesia! abração,chica

    ResponderEliminar
  3. Muito bonito e me lembra até de amores que tive na infância.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  4. Es un poema hermosamente nostálgico.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  5. Uma infância dura e muito difícil a nível emocional, aqui descrita num poema inteligentemente bem escrito, gostei imenso.
    Uma semana feliz. Fique bem.
    Um abraço 😊

    ResponderEliminar
  6. Unas letras llenas de nostalgia por un pasado inolvidable para tí.Saludos

    ResponderEliminar
  7. Somos el.fruto de nuestros esfuerzos y sobretodo decisiones...pero es bueno imaginar que a pesar de todo a uno le siguen amando...

    Abrazo.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilhoso Rikardo, revi-me nessa menina que via os amigos partirem deixando um eterna saudade.

    Beijinhos[(GL)]
    Feliz Dia[(#)]

    ResponderEliminar
  9. Do poema, ao "depoimento" dado em resposta à Teresa, não sei qual deles o melhor!
    Acho que escrever sobre nós, sejam quais os motivos forem, nunca entendo como seja do /a coitadinho/a. É um acto de coragem, penso eu.

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, Ryk@rdo
    Tão lindo este poema!! Que bom poder-se voltar atrás e os nossos sonhos de infância ainda estarem à nossa espera, do jeitinho que os deixámos. Tão bom!! Há que arriscar, se não conseguimos esquecer o que ficou. Ter a coragem de correr o risco de já não sermos lembrados... Perder talvez a esperança que nos dá alento, a esperança de que alguém ainda nos aguarde... Para quem consegue dar esse passo, Parabéns!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Um poema com muita história e emoções. O amor é sempre lindo e duradouro quando verdadeiro.
    Boa noite. Abç

    ResponderEliminar
  12. Perdi o comentário que tinha feito, conexão talvez ruim... adorei o seu poema, tocante e final tão doce, numa bela construção poética, como sempre!
    Mas confesso que o que mais mais emocionou foi sua história, contada para sua amiga Teresa! E por "n" motivos não me alongarei nos porquês, mas quero te dizer que te admiro e que existem muitos homens que não tem a metade da coragem que você precisou ter quando ainda menino!
    Agora quanto aos temas pra você escrever...rsrsrsrs não importa o tema, pode engraçado, triste, dramático, romântico...escreva o que sai do coração no momento, esse sempre vai ser a melhor escolha.
    Um abraço
    Valéria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga ValériaC, pelo carinho e simpatia. Grato pelo elogio que, porventura, não mereço, mas que, gosto de ler, lol

      Existem muitas Estórias análogas à minha. Outras ainda quiçá, mais emocionantes. Todo o ser humano tem uma Estória de vida. Felizes daqueles que tiveram uma meninice em que nada lhes faltou. A minha Estória é apenas uma gota de água num Oceano do tamanho do mundo. Nada de importante. Apenas desabafei um pouco com a Teresa, uma amiga virtual, por quem nutro um respeito e admiração, do tamanho do Universo.

      Retribuo o abraço

      Eliminar
  13. WOW... que poema forte, Ricardo!
    Muito bom quando um poema mexe com nosso emocional.
    Minhas lenbranças voltaram no tempo, alguns aninhos atrás, rsrs
    Muito gratificante, respirei, fechei os olhos, até minhas professoras estavam lá. <3
    Amei!

    Abraço, e uma boa tarde.

    ResponderEliminar
  14. Más que un poema, es una historia real, dura como la vida misma, contada con sentimiento de recuerdo y nostalgia en prosa lírica que me gusto leer.
    Saludos cordiales.

    ResponderEliminar
  15. Se recuerda muy bien, cuándo llegas a adulto adulto, las personas que te dieron amor y te hicieron felices en tu más tierna infancia.

    Besos

    ResponderEliminar
  16. Muito bem dito!
    Aproveito para desejar a continuação de uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  17. A magia do primeiro amor.
    Ontem foram mais uma quantidade de horas no hospital com outro pico de tensão arterial acima dos 20. A segunda vez em oito dias. Mas ontem quando me deram alta receitaram-me captopril 25mg para pôr debaixo da língua, quando a tensão voltar a subir.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rápidas melhoras minha estimada amiga. Tenha cuidado. Cuide-se.
      Abraço e muita, muita saúde.

      Eliminar
  18. Olá Ryk@rdo! Adorei este poema...
    Traz-me as recordações dos "amores" de miúdos, a maioria nem sempre correspondidos!
    São sempre histórias que guardamos com carinho.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  19. Como já aqui comentei, não sou nadinha saudosista.

    ResponderEliminar
  20. Lindo poema muy nostálgico y melancólico. Lo adore te mando un beso

    ResponderEliminar
  21. El amor cuando es verdadero perdura. Un poema muy hermoso y lleno de recuerdos..... Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  22. Muito bonito e também tive um amor de escola que se pulverizou com a maldita guerra.

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  23. Ainda bem que esse amor teve um final muito feliz !

    Cordiais saudações e bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
  24. Tão giro :) Imaginei a cena toda e foi fofinho =)

    ResponderEliminar
  25. A miséria e o obscurantismo doutros tempos, separaram muitas famílias.
    Teve a compensação merecida se a menina esperou por si.
    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Bom dia de paz, amigo Ricardo!
    Que lindo!
    Ainda há meninas sensíveis. Que sorte a quem a encontra ou reencontra.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  27. Que bom voltar para esse amor tão especial.
    Belíssimo poema
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde Ricardo,
    A história de um amor de meninos muito bem poetizada.
    Beijinhos e uma ótima tarde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  29. Uma história de amor que acabou bem.
    Valeu pela criatividade!
    Continuação de uma boa semana com paz e saúde.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  30. Uma ternurenta história de amor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  31. Que lindo. Eu vivo da saudade. hahah
    Abraços!

    ResponderEliminar
  32. Belas palavras. Como é bom voltar no passado às vezes.

    Boa semana!

    O blog está em Hiatus de Inverno entre 02 de agosto e 02 de setembro, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  33. É Ricardo,
    Amores infantis, comigo nunca vingou, talvez porque morava no interior e saíamos no período da manhã para chupar manga,brincar,comer goiaba, nadar com roupa e tudo nos riachos.
    Um dia um menino com o mesmo nome meu me disse: quando a gente crescer você casa comigo? Eu disse taxativamente "não" e lhe respondi: Eu quero voos altos.
    E foi isso que me aconteceu, tudo que sonhei consegui.
    Perdi meu marido para a morte, adotei meu filho. Vendi tudo,peguei meu carro sport(puma conversível) e rumei para casa de meus pais. Como era jovem, casei-me novamente(Quer ver a foto? Está no meu facebook: Dorli da Silva Ramos.
    Abraços
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  34. Uma história transformada em um poema lindo. Lembro que minha mãe também foi colocada para trabalhar aos 9 anos em uma casa, é uma bagagem pesada demais.
    Como é bom ver dessa maneira que uma história real foi transformada em um poema..
    Abraços.




    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  35. Olá, amigo Ricardo.
    Uma linda memória, que originou um belíssimo poema!
    Parabéns, pela inspiração!
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Lindo amor de infância.Tua história de coragem,um bonito exemplo.
    Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  37. Oie
    Que lindo, ameii o poema!

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  38. Such a universial appeal! Lovely writing!

    ResponderEliminar
  39. El amor es universal y como tal cuando es verdadero, nunca se olvida.
    Estupendos versos, Ryk@rdo !!!

    Abrazos poéticos.

    ResponderEliminar
  40. Oi Ryc@rdo ainda bem que você voltou, o amor não pode ser esquecido.
    Lindo poema que faz a gente voltar no tempo.
    Abraços,Vi

    ResponderEliminar
  41. Olá, Ryc@rdo!
    Um poema singelo e com um final feliz! Quer leitura melhor?
    Bjs
    Marli

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.