A minha Lista de blogues

domingo, 17 de maio de 2026

Pisando o areal

 


Piso o areal, que me queima os pés já cansados
De uma caminhada feita, por acreditada ilusão
Tantas jornadas, tantos momentos ultrapassados
Tantas dores de alma. Tantas feridas no coração
.
Olho as ondas do mar que chegam, indiferentes
Como se no mundo não existisse a dura viagem
Feitas por sentimentos tão iguais, tão diferentes
Sonhos gerados na saudade, movidos de coragem
.
Na solidão com que olho o além do infinito mar
Nas saudades de amor, que nem quero recordar
Que as ondas teimam em me trazer à recordação
.
Não me deixando esquecer, que certos momentos
Geram finas lágrimas trazidas pelos pensamentos
São mágoas na alma, infinita tristeza no coração

.........................................................................

"" R y k @ r d o ""


48 comentários:

  1. Olá, Ricardo!
    Parabéns pelo excelente poema.
    Existem momentos na vida e da vida que, não queremos esquecer, (outros que nem queremos lembrar) Lol.
    Cuidado com a tristeza no coração. Já senti isso. Embora saiba que é apenas poesia, não obstante, pode acontecer. Deixo-te o meu sorriso 😁 com um beijinho no ❤️

    Uma boa semana.
    Espero que te encontres bem de saúde!

    ResponderEliminar
  2. Há momentos e MOMENTOS! Tentemos sempre lembrar dos melhores! Linda inspiração e poesia! abraços, chica

    ResponderEliminar
  3. Buenas noches, un poema donde es cierto que hay momentos para recordar y otros para dejar volar. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Uma dura caminhada carregando as lembranças, que insistem em incomodar o coração sofrido. Haja emoções em cada lembrança amigo.
    Um belo retrato poético das dores do coração na sua bela arte.
    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar
  5. Há neste poema uma tristeza muito profunda e uma sensação de cansaço emocional que se sente em cada verso. Gostei especialmente da ligação entre o mar, as memórias e essa dor que insiste em voltar com as ondas. Ficou intenso, melancólico e muito sentido.

    Beijinho na alma,
    Daniela Silva | Alma Leve

    ResponderEliminar
  6. La vida está hecha de recuerdos, buenos y menos buenos.
    Sigamos rodando y volando.
    Como siempre nos compartes un precioso poema,
    Feliz lunes Ricardo.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  7. Há momentos para recordar e momentos para esquecer, mas eles sempre nos deixam uma lição.
    Adoro seu estilo de escrita. Atenciosamente.

    ResponderEliminar
  8. Un paesaggio interiore che si frange come le onde: memoria, ferita e respiro nello stesso movimento.
    Buona settimana Ric

    ResponderEliminar
  9. Belíssimas palavras. Obrigado pela poesia.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  10. Belo poema!
    pés cansados podem relaxar pisando nas águas do mar.

    ResponderEliminar
  11. Nostálgico e sentido soneto.
    Junto ao mar, são muitas as lembranças que vêm ao pensamento.
    Abraços e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  12. Sempre lírico e inspirado; um toque de nostalgia, uma pitada de esperança! Muito bom ler-te, amigo; sempre! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Las olas van y vienen trayendo y llevándose recuerdos.

    ResponderEliminar
  14. Belíssimo poema aqui nos presenteia, amigo Ricardo.
    Parabéns, pela inspiração!

    Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Abraço de amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Mais um belo poema que vim cá conhecer.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. O mar é o guardião de lágrimas porque, quando o vejo elas correm no areal molhado e regresso de alma lavada! Gostei muito do teu poema!
    Beijos e um bom dia!

    ResponderEliminar
  17. Olá!

    Se o mar pudesse falar... Quantas histórias não iria contar..
    Lindo seu poema
    abraços Loiva

    ResponderEliminar
  18. Lindo e inspirado soneto Ricardo.
    O mar e a saudade são sempre inspiradores!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Que belissimo soneto, Ricardo! Lembranças que teimam em voltar, como ondas do mar....
    Parabéns pela tua inspiração!
    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  20. Entendo bem.
    O mar lava, tantas vezes, a alma...

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  21. Mais um bonito poema que vim cá conhecer!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  22. Momentos tristes vem e vão.
    Belos versos! :-)

    ResponderEliminar
  23. Hay momentos que se ven así, quizás es fundamental
    para traernos también el abrazo amoroso de quienes nos aman de verdad
    además de poner a >Dios primero
    para el consuelo de nuestro corazón, El conoce mejor el
    cansancio y el sufrir humano y solo El nos regala
    el alivio anhelado.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  24. Veo que durante mi viaje solo me perdí este bonito poema que esta como siempre a un nivel altísimo de calidad y belleza.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  25. El mar siempre nos trae bonitos recuerdos y también tristes. Tu poema me ha parecido muy bonito. Besos.

    ResponderEliminar
  26. Lindo poema. Me gusto mucho. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  27. Um excelente poema, que muito gostei de ler.
    Parabéns pelo talento.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  28. Que leitura tocante... O senhor transformou a dor da caminhada e a imensidão do mar em pura arte. É impressionante como o mar, ao mesmo tempo que acalma, traz à tona as nossas saudades mais profundas. Sua poesia transborda verdade e me emocionou muito. Obrigada por compartilhar um pedacinho da sua alma conosco.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde
    Um soneto belo na sua melancolia.
    A foto de suporte muito a meu gosto e em total sintonia.
    Boa semana.
    :)

    ResponderEliminar
  30. ¡Qué triste y hermoso poema, Rykardo, una playa solitaria frente al mar tranquilo, nos hace siempre recordar cosas amargas que quisiéramos olvidar. Y las lágrimas fluyen sin que nos demos cuenta. Un gusto estar entre tus letras. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  31. Que poema bonito… e dolorido na medida certa.

    A imagem dos pés queimando no areal já abre o texto com uma sensação física tão forte, quase como se a gente sentisse o cansaço junto. E depois, quando o mar entra como esse elemento indiferente, constante, dá um contraste muito poderoso com a intensidade dos sentimentos humanos — como se tudo dentro gritasse enquanto o mundo lá fora simplesmente continua.

    Gostei muito também de como a saudade aparece aqui: não como algo doce, mas como algo que insiste, que invade, que não deixa esquecer. Essa ideia das ondas trazendo lembranças é simples, mas extremamente eficaz e sensível.

    É aquele tipo de poema que não precisa de exageros — ele vai direto na ferida, com delicadeza e verdade.

    Até mais,
    Tati campos
    https://lanuviablog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. Bom dia, Ricardo
    Poema reflexivo. A tristeza do coração é curada com a coragem de viver. Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  33. Parabéns pelo belo texto poético. Um abraço e desejo de bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  34. Olá meu amigo
    Lembranças somente as mais alegres
    As que nos trazem tristeza devemos resignificar pois nos machucam.
    Belo poema.
    Abraço mineiro pra você.

    ResponderEliminar
  35. Mais um bonito poema que vim cá conhecer.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  36. Tocou-me o seu melancólico soneto.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  37. Quiero compartir en tu blog cómo me curé del herpes y la diabetes después de tomar las medicinas herbales del Dr. Jekawo, que pedí en su sitio web www.drjekawo.com. También lo contacté por correo electrónico a drjekawo@gmail.com. Me aseguró que sus medicinas herbales me curarían por completo y que no tendría que preocuparme por los efectos secundarios. Le pagué 680 dólares por la preparación de las medicinas herbales, las cuales fueron preparadas y enviadas por UPS, lo cual tardó 5 días. Tomé las medicinas herbales durante 18 días y, al hacerme un análisis médico, confirmé que la enfermedad había desaparecido. Le agradezco enormemente al Dr. Jekawo por este maravilloso tratamiento que me salvó la vida.
    He recomendado al Dr. Jekawo a mi familia y amigos, y todos han encontrado la curación en su proceso. El Dr. Jekawo me aseguró que cura todas las enfermedades.

    ResponderEliminar
  38. Que belo poema, ainda que triste traz a coragem de caminhada.
    Gostei muito, tuas palavras atravessam meus sentires!!
    Parabéns querido amigo Ricardo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  39. Bom dia!
    Um belo soneto, Rycardo.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  40. É ao mesmo tempo tão bonito mas repleto de melancolia...
    Por isso tanta beleza nos versos deste belíssimo soneto...
    Parabéns por mais essa linda criação!!!
    Maravilhosa semana!!

    ResponderEliminar
  41. Caro amigo Ricardo,
    Eu acredito que as decepções do passado de tempos em tempos voltam a tona em nossos pensamentos, é inevitável. Seu poema traduz muito bem esse sentimento, parabéns!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  42. That line about the sea being completely indifferent is what hits the hardest. It's so true; you can be standing there with your heart completely breaking, and the waves just keep crashing like nothing's wrong, while simultaneously forcing you to remember the exact stuff you're trying to forget.

    ResponderEliminar
  43. Amigo! (permita-me tratá-lo assim) Não tinha visto este belíssimo soneto, dizendo coisas que tocam profundamente meu coração..

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita e, quiçá, comentário. Obrigado de coração.