A minha Lista de blogues

domingo, 31 de outubro de 2021

Dia das bruxas: Quando jovem ouvia...

 

Quando jovem, ouvia falar, sem perceber
Quando o dia das bruxas, se aproximava
Meu pai dizia: ainda és novo para saber
Quando casares, saberás do que eu falava
.
É que ouvia o meu pai com alguém zangado
E praguejava, falando de bruxa com aquela
Que era a minha mãe que num ato atarefado
Mexia a sopa, que fervia dentro da panela
.
Dizia o meu pai, cara cerrada, mal humorado
Para a minha mãe: Espero que não vire moda
Se a tua mãe, para cá vier, está tudo estragado
É genuíno que se vai avinagrar essa sopa toda
.
Pensava eu: Sendo a minha avó um miminho
Porque o meu pai fala dela que até estrebucha
Se ela nos devaneia com tanto amor e carinho
Porque será que meu pai a trata como bruxa?
.
Reparei no silêncio da minha mãe tão querida
Em ouvir o meu pai, e ficar num ar comovido
É que, a sua mãe, sogra do meu pai, era viva
E a sogra, mãe do meu pai, já tinha falecido
.
Chamar bruxas às sogras, não será o mais certo
Se a nora ou o genro ouvirem, sofrem dura dor
Pois essa idosa mulher, mãe, avó de neta e neto
Tem um coração que transborda de afeto e amor
.
Criticava o meu pai, pelo seu feitio continuado
Sendo solteiro, causava-me uma certa confusão
Passaram alguns anos e vendo-se então casado
Digo, meu querido pai, tinhas tanta, tanta razão
.......................................................................

Leiam este poema como uma brincadeira singela
E, sendo mulher, seja sogra, ou que venha a ser
Todas as sogras amam de uma forma linda e bela
De "bruxas" só têm a doce bênção de ser mulher
,...................................................................

Tenham um domingo de Halloween muito feliz
"" R y k @ r d o ""
...

51 comentários:

  1. Linda brincadeira em poesia... abraços, ótimo dia das buxas! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. One of the best decision i ever made was contacting Dr Otonokpo to help me get my lover back, I was life filled with happiness after i contacted Dr Otonokpo because he didn't just bring my lover back to me he also made our love for each other more unique and superb. If you need to spice your relationship with more love and attention contact Dr Otonokpo on his Email Address otonokpotemple@gmail.com, call/whatsapp him via his contact +2348114129781 and be happy just like i am, thanks Dr Otonokpo for your great work.

      Eliminar
  2. sempre tive admiração por bruxas. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
  3. Bom dia de domingo, Ricardo!
    A boca fala do que o coração está cheio.
    Bruxas andam soltas e hoje em dia não usam caldeirão para fazerem o mal. Basta abrir a boca ou escrever e o mal está feito destruindo pessoas por sadismo perverso.
    Que tenha fim do dia delas!
    Tenha um domingo abençoado e uma nova semana de paz interior!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo texto poético e por "entrar no espírito" do Halloween. Tenha um bom domingo e uma excelente semana. Abraços cordiais!

    ResponderEliminar
  5. Um texto poético interessante.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Una broma muy buena. Te felicito. Feliz noche mágica.
    besos.

    ResponderEliminar
  7. O Halloween inspirou você neste poema diferente do que você costumava fazer, mas igualmente ótimo, Rykardo
    Beijos da Espanha

    ResponderEliminar
  8. Hilariante e belo poema digno de exacerbados aplausos.
    A observação final traduz toda a sensatez de sua grande
    alma, caro Ryc@ardo.
    Aplausos e um fraternal abraço.

    ResponderEliminar
  9. Um Feliz Halloween, Ricardo!
    Uma sogra é anjo na vida da família.
    Hoje em dia as bruxas estão vestidas em pele de cordeiros. rs.
    Abraço e feliz domingo!

    ResponderEliminar
  10. Lindo poema e magnífico epílogo ... Nos dias de hoje, temos que ter estes cuidados para não sermos cancelados pela hipocrisia humana. Raro quem tem, hoje, a capacidade de ter uma visão crítica do que falamos ou escrevemos.

    Bom domingo Ricardo

    ResponderEliminar
  11. Se tivermos em conta que as mulheres puxam mais para si do que para a família do marido

    LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

    Há sogras boas mas há outras que vai lá vai

    Agora bruxas, conheço várias e se forem comunistas enchemos uma Festa do Avante em pouco mais de 2 horas ahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  12. Lindo o poema eu sou sogra e talvez alguma das minhas noras me chame de bruxa entre 3 eu não não sei esta coisa de sogras e noras sempre deu muito que falar um😘um resto de bom domingo.

    ResponderEliminar
  13. Soy suegra por partida doble y adoro a mis dos yernos y por su comportamiento para conmigo veo que soy correspondida. No me explico cómo tienen tanta mala fama las pobrecillas suegras. El final del poema me ha encantado.Saludos

    ResponderEliminar
  14. Humor também é preciso.
    Mas há sogras e sogras, umas são anjos!
    bom domingo
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  15. Lindíssimo poema dedicado às bruxinhas.
    Gostei muito.
    Continuação de um excelente domingo.

    ResponderEliminar
  16. Excelente Ricardo, me encantó...
    Beso grande y que tengas una feliz semana.

    ResponderEliminar
  17. Vá, a tua sogra é tua amiga. O poema está de uma realidade fantástica! :))

    Beijos e um excelente Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade. A minha sogra ama-me como a um filho. É reciproco de mim para com ela.
      Beijinho e um domingo feliz

      Eliminar
  18. Oi Ricardo,
    Eu seria uma boa sogra se minha nora andasse nos trilhos, mas do jeito que ele está solteiro, pois o bobão levou chifre, agora não quer saber de compromisso.
    Sofreu demais a traição, espero não morrer, pois ela também não se casará, não irá fazer mais um de trouxa: Fiz casa para eles, tem carro , bom emprego público, ela quis enganar e meu filho se danou, mas se ela pensa que vai se casar aqui, vai passar vergonha, pois o tonto vai saber, com certeza. Tô errada?
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o mundo acabar à cabeçada até que não será mau ter chifres, lol. Mas não acabando é uma situação muito aborrecida e desagradável. É sempre muito triste uma traição seja para o homem como para a mulher
      Pois. Se calhar não estará errada.

      Um dia/noite feliz

      Eliminar
  19. Um pouco de humor é muito bom né, gostei bastante do poema, abraços.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  20. Buen poema, que demuestra tu buen humor.

    Besos

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente no Brasil temos muitos bruxos na política e que só fazendo mau ao povo brasileiro. Bom mês de novembro.

    ResponderEliminar
  22. É uma brincadeira que me fez rir porque sou sogra mas sei de fonte limpa que os meus genros gostam de mim como eu deles tudo porque não me meto na sua vida e quando precisam e ou pedem uma opinião dou com todo o coração de mãe e não de sogra! O mal de muitas sogras é meterem-se demasiado na vida do casal só porque sim e eu só o faria se houvesse violência doméstica eles e elas sabem muito bem disso!
    Beijocas

    O mesmo já não digo da que foi minha sogra (nem sei se é viva ou morta) além de ter aprontado muitas também andava metida em bruxas e afins coisa que nunca me preocupou e nunca lhe desejei mal algum.

    ResponderEliminar
  23. O amigo deixou um comentário
    na página da Catiaho e sobre
    você, quer dizer, sobre ele eu,
    com muito cuidado, coloquei o
    meu. Meu comentário, é bom que
    se diga.
    Poeta, desculpa as brincadeiras,
    mas se a vida não me faz cócegas,
    faço-as, eu.

    ResponderEliminar
  24. Precioso poema amigo Rykardo cargado de razón, y demuestra tu buen humor. El final me encantó.
    Hoy día las peores brujas son los gobernantes para desgracia de los pueblos.
    Un abrazo y buen mes de noviembre.

    ResponderEliminar
  25. Olá amigo Ricardo.
    Nunca fui apologista desta importação americana do dia das bruxas. Aliás, no meu tempo, não existia. Como também em boa verdade, não existem bruxas nem coisa que o valha.
    Independentemente disso, é um excelente poema!

    Parabéns!

    Continuação de bom domingo, e ótima semana!
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Ah mas eu gostei muito muito desse tom bem humorado em seus versos pra essa personagem "a sogra"!!!
    Parabéns pelo poema . Muito bom.
    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Molto carina, mette di buon umore. Buona domenica

    ResponderEliminar
  28. Bella poesia, mi sono fatta una bella risata :)
    Buona serata

    ResponderEliminar
  29. Gostei do humor, muito bom!!

    Boa semana.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  30. Un simpático poema el que dedicas amorosamente a tu suegra.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  31. De todo hay en la viña del Señor, como dice el dicho :))

    Buen poema y un excelente sentido del humor.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  32. Excelente, muito bem engendrado, nada fácil...meus parabéns! Os homens desse tempo eram tal qual os descreve, lembro do meu pai que era um pouco áspero no falar em relação à minha mãe e ela era totalmente independente, pois recebia ordenado como chefe de armazém numa fábrica de linhos, mas ao chegar a casa tinha tudo a cargo e o meu pai queria ter o jantar a horas e a cama aberta para se puder deitar, quanta mordomia...rsrs outros tempos, mas da sogra nunca o ouvi dizer mal. Um abraço boa semana.

    ResponderEliminar
  33. Quando criança morria de medo, não era como agora.
    Quando cresci minha ex nora me chamava de bruxa, kkkkk
    Se foi , passou graças a Deus... a outra me diz que sou bruxinha do bem...vai entender.
    Gostaria muito mesmo de ter o entendimento de uma verdadeira bruxa, a que trabalha com ervas, que cura e só faz o bem!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  34. As sogras dão excelentes bruxas para as anedotas. Mas serão assim tão más na realidade? Meu pai e minha mãe, tratavam as respetivas sogras por mãe e com o maior respeito e carinho. Eu tratei assim os meus sogros e ainda hoje os recordo com carinho e saudade. E gosto muito da minha nora e a trato com muito amor. E penso que ela também gosta de mim, pois não se poupa a esforços quando pioro de saúde. Penso que há muitas filhas que não tratarão assim as suas mães.
    Mas o poema está engraçado e de acordo com o dia.
    Abraço, saúde e feliz Novembro

    ResponderEliminar
  35. Divertido poemas. Feliz halloween, te mando un beso

    ResponderEliminar
  36. Hoje também falo em sogras.
    Mas de uma forma mais apimentada :))
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  37. Sogra e bruxas são iguais,
    Mas ambas são divertidas
    As bruxas têm suas lidas
    Em divertir os mortais
    E as sogras são normais
    Como uma qualquer mulher
    Ou uma sogra qualquer
    Que que gozam de brincadeira
    Porém é a verdadeira
    Mãe do amor que a gente quer!

    Tinha um amigo meu que transava com a esposa e a cunhada mais jovem para economizar sogra. O rapaz era muito inteligente. Uma já enche o saco, imaginem duas - a da amante também... Abraço cordial. Laerte.

    ResponderEliminar
  38. Pues yo por suerte, Rykardo, tengo la bendición de que mis dos yernos y mi nuera, me quieren. Siempre me halagan con regalos, pues soy una suegra buena, como una madre para ellos. Uno de mis yernos y mi nuera viven conmigo, y nos llevamos a las mil maravillas. Conversamos muchos y reimos también. Será porque nunca he sido celosa de mis hijos, y siempre he respetado la elección que ellos hicieron. Pero si conocí a una suegra que era una verdadera bruja, y esa era la mamá de mi esposo. Me hacía la vida imposible. Pero por suerte vivía en otro país, y las pocas veces que estuve cerca de ella fue un infierno, jejeje...Gracias por tu poema algo jocoso. Un saludo y bendiciones.

    ResponderEliminar
  39. Muy bonito poema con un final que me encanto. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  40. Nunca fui muito Halloween, não sei por quê.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  41. Um poema muito bonito. Quanto ao dia das bruxas não costumo comemorar.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  42. Yo también soy suegra y espero que no me llamen bruja jajaja. Besos.

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.