A minha Lista de blogues

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Aprender ... definitivamente

 
...

Sou humano, sou gente
Não sou diferente
Caminho em frente
Umas vezes atento
Outras indiferente
Ao que me rodeia
E diz, seriamente
.
Sou apenas uma pessoa
Que tem alma, coração
Não sou melhor
Nem pior
Que outros da minha geração
Olho o espelho
E entro em reflexão
.
Diz-me o espelho, consciente
Num silêncio inteligente
Que tudo faço para perceber
Não sou perfeito. Que erro
Como toda a gente
Tenho tanto para aprender
Definitivamente
...

"" R y k @ r d o ""
.

42 comentários:

  1. Que lindo Ricardo!!
    Es asi!
    Tal como lo dices tan bonito en tus versos.
    Caminamos
    somos personas que tienen aciertos y errores que van marcando nuestro camino y alimentando nuestra experiencia.
    Te dejo un abrazo sentido en la distancia y te deseo un día lleno de belleza y aprendizaje.

    ResponderEliminar
  2. Uau! Adorei e estamos SEMPRE aprendendo! Abraços, chica

    ResponderEliminar
  3. Lindo!
    "Tenho tanto para aprender" Como eu tenho...E o que tenho aprendido contigo! Adorei esta reflexão. Obrigada :) 🍀

    Beijo e um resto de tarde feliz.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acuerdo contigo y cada día aprendemos algo nuevo. Cuídate mucho.

    Abrazote utópico.-

    ResponderEliminar
  5. Um poema reflexivo, muito bem elaborado.
    Gostei!
    Felizes daqueles que, todos os dias, conseguem colher um ensinamento.

    RE: Eu escrevo, essencialmente, prosa, embora, de vez em quando, rabisque uns versos. Também leio mais prosa do que poesia, mas GOSTO muito de boa poesia, tenho MUITOS livros de poesia, que já li, evidentemente (não são para enfeitar... 😊) e visito muitos blogs de poesia, alguns muito bons.
    Não se importa que eu coloque aqui o último poema que publiquei na minha página do Facebook? Depois gostaria que me desse a sua opinião que, na qualidade de poeta, gostarei muito de conhecer...
    O ADEUS
    Chorar é compreender a dor que,
    amargamente,
    O coração guardou, em ânsia louca.
    É reviver, em lágrima silente,
    A sinfonia cantada pela boca.

    A lágrima que escorre docemente,
    Nada mais é que o bálsamo da dor.
    Mais tarde, a triste gota pungente
    Há-de transformar-se em viva flor.

    Quando em meus lábios
    um sorriso imorredouro,
    E em meus olhos luzes de ouro
    Banharem as escuras sendas dos caminhos meus,
    Todos vão notar que foi sobre espinhos
    E não por fantásticos caminhos
    Que eu pude, por fim, dizer-te adeus.
    Maria Caiano Azevedo

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus parabéns. Escreveu um poema sublime. Pode (e deve) dedicar-se a escrever poesia porque o faz de forma magistral. O meu elogio pela inspiração e criatividade poética que a sua fascinante imaginação possui. Este seu ADEUS é dos poemas mais bonitos que alguma vez li.

      Beijinhos poéticos

      Eliminar
    2. Muito obrigada!
      Confesso que as suas palavras excedem as minhas expectativas. Pelos bons comentários que recebi no Face esperava que o Ricardo dissesse algo agradável, mas não tanto...
      Talvez pense em seguir o seu conselho e comece a dedicar-me um pouco mais à poesia. Quando acabar o livro - mais dois ou três capítulos e chega ao fim (já estou cansada dele 😉) vou pensar na sua sugestão...
      Mais uma vez Obrigada!

      Bom Fim-de-semana
      Beijinhos
      MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

      Eliminar
  6. E somos isto mesmo!

    Uma grande realidade traduzida em linguagem poética.

    Cps :)

    ResponderEliminar
  7. Que bom se todos tivessem esta percepção.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Todos tenemos siempre que aprender y cuando nos miramos en el espejo nos damos cuenta que nos falta micho por aprender. Un abrazo en la tarde.

    ResponderEliminar
  9. Qué bonito giro a tus poemas! me encanta el simil con el espejo!
    Excelente!
    Un beso.

    ResponderEliminar
  10. Aprender todos os dias,isso é a vida. Muito bom Ricardo.
    Xeru

    ResponderEliminar
  11. Aprendemos até morrer! Um poema muito interessante! Abraço

    ResponderEliminar
  12. Lá diz a sabedoria... aprender até morrer!
    Bj Ricardo

    ResponderEliminar
  13. Como un examen de conciencia. el espejo nos muestra quienes somos. Un abrazo

    ResponderEliminar
  14. realmente temos q aprender sempre. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
  15. Ricardo, quem reflete sobre seus equívocos sempre ganha algo importante. Nunca seremos sábios, já que estaremos sempre em fase de aprendizado. reconhecê-lo é fundamental. Versos bem elaborados e contendo verdade. Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Muito bom, identifiquei me muito com este poema :)

    ResponderEliminar
  17. A rima como recurso de estilo da poesia que torna a intensidade maior
    Gostei

    ResponderEliminar
  18. Os defeitos é que nos dão tempero, é que nos fazem ser saborosos e não pãozinho sem sal.

    ResponderEliminar
  19. No somos perfectos, y cada dia apandemos de nosotros mismos. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
  20. Sempre a aprender e nunca seremos perfeitos.
    Magnífico poema, parabéns pelo talento e inspiração.
    Continuação de boa semana, caro amigo Ricardo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Ora, nem mais. Sempre a aprender. A vida toda =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. Apesar da minha idade avançada ainda aprendo todos os dias.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. En la vida nunca se deja de aprender. Bonitos versos.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  24. Gostei bastante deste poema e a imagem que o acompanha é bem gira! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  25. É os espelhos dizem-nos muitas coisas mas às vezes também nos enganam!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  26. Olá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!

    ResponderEliminar
  27. A minha perfeição é a imperfeição!

    Muito me agradou o belo poema.


    Saudações

    ResponderEliminar
  28. Eu nem sou boa, nem sou má
    SOU COMO SOU

    ResponderEliminar
  29. Nuestro espejo no nos engaña, es el mejor maestro.
    Un placer leerte, nos dejas en reflexión.
    Un abrazo Ricardo.

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde, Ricardo, muito interessante a imagem do seu poema, o dedo em riste,entendo que este dedo nos mostre que todas as respostas estão dentro de nós.O nosso"eu"interior sabe em que fase estamos.Todos temos momentos, em que somos bons e outras nem tanto.O importante é que sempre podemos aprender com os nossos erros e também com nossos acertos.Seu poema tem versos sensíveis, continue a escrever belos poemas. Abraço!

    ResponderEliminar
  31. Concordo com o que escreveu José Saramago "a perfeição existe de passagem".
    Quanto a aprender... será até morrer!
    Belo poema, senhor poeta.
    Beijo.
    (Ricardo, li "O Adeus" da Mariazita e concordo consigo, é excelente".)

    ResponderEliminar
  32. A vida é um verdadeiro aprendizado.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  33. A cada dia um novo recomeço com novos erros e novas aprendizagens.
    Gostei,Ricardo

    ResponderEliminar
  34. La vida es un aprendizaje constante. Pero tienes un lindo corazón. Besos.

    ResponderEliminar
  35. Mais um poema belíssimo, com uma mensagem bem pertinente... desta vez, fugindo ao tema romântico!... Pois, gostei imenso! A poesia, desvenda-nos o mundo, em tantos temas, e sob tantos pontos de vista...
    Adorei este desvendar poético do EU!...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.