A minha Lista de blogues

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

NUVENS


Nobres são as nuvens que escurecem
E vagueiam pelo belo firmamento
Na sua passagem, não se esquecem
Das " lágrimas " no seu movimento
.
Cai a chuva em mar de amor salgado
Onde os peixes nadam tão destemidos
Pingos de água em afecto malfadado
Que às gaivotas turvam os sentidos
.
Céus de vida, céus de amor e de sonho
Donde caem lágrimas de olhar ditoso
Nem sempre o Céu está risonho
E nos mostra o seu encanto amoroso
.
Ficam as esperanças à deriva, perdidas
Tapadas pelo negro dos dias de inverno
Que o seu amor sejam nuvens vencidas
Onde as promessas sejam amor eterno
,
Olham-me as nuvens na sua passagem
Num caminho cruzado pelas ansiedades
Deixam cair água em fresca aragem
E outras vezes em duras tempestades
.
Passarão as nuvens como sempre as verei
Circulando pelos seus escuros caminhos
Que façam de mim, aquilo que nem sei
Mas não me separem dos seus carinhos
...

23 comentários:

  1. as nuvens, meu irmão,
    são leviandades
    da criação
    Millôr Fernandes

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde de quinzena natalina, Ricardo!
    Que a esperança nossa nunca fique à deriva!
    Nossos céus sejam de vida, de sonhos, de Amor.
    Muito bonito seu poema.
    Tenha dias felizes!
    Abraços fraternos de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/12/o-amor-e-epico.html

    ResponderEliminar
  3. As nuvens espalham-se e as tempestades transformam-se...em partículas de amor. Adorei o seu poema. Aplausos.:))

    Hoje : Tempo incerto numa acalmia que dói

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
  4. Por vezes existem nuvens que nos atravessam o coração e nos levam os sonhos ao delírio, feliz, ou triste! Amei...Boa noite!:)
    -
    --> Não desapareces do meu sentimento
    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Oi amigo,
    Amigo, sua poesia é muito linda. Quando pequena perguntava a minha mãe: por quê as nuvens andam? Ela com pouca leitura não soube me explicar e preferi ficar no sonho que ela tinha algo poético do que a realidade de quando entrei na escola, me alfabetizei em quatro meses e a tarde ensinava minha mãe.
    Quantas cartas mal escritas, mas com um conteúdo amoroso e saudoso ela me escrevia quando me casei e fui pra bem longe.
    Nuvens...Nuvens...
    Adorei como levou sua poesia a me encantar.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  6. Nos deleitamos viendo las imágenes que nos ofrecen, son tan particulares que a cada uno nos muestran una diferente, las nubes esconden y disimulan nuestras lágrimas, y a ti te han inspirado versos hermosos. Un abrazo

    ResponderEliminar
  7. Poéticas nuvens, versando estações, o clima da emoção...

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderEliminar
  8. Mais um bonito poema que adorei ler.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Que poetar lindo amigo Ricardo!
    Nuvens nos transportam para outros mundos.
    Adorei.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  10. A poesia saltitou
    de nuvem em nuvem
    ... o meu aplauso para as palavras!!! Bj

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Ricardo. É muito bom passar por aqui e ver esse olhar poético para as coisas simples e corriqueiras.
    Adorei.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
  12. Depois das nuvens negras o céu ainda fica mais belo.
    Maravilhoso poema
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  13. Felizmente têm andado bem afastadas de Macau.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
  14. Chove, chove, chove... ...

    Gostei muito deste seu poema sobre nuvens,
    até me inspirou...
    Estrofes muito interessantes.
    Dias confortáveis e felizes.
    ~~~~~~~

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,
    Fico contente que tenha gostado do meu texto, de facto o amor move tudo!

    (Na verdade foi erro meu, pois comentei do meu blogue antigo, mas já o eliminei. Este com o qual comento agora é o atual e onde escrevo atualmente).

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde Ricardo!
    Passando para ler um pouco e deixar um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Cuando las nubes derraman sus lagrimas con delicadeza son bienvenidas pero con fuerza en las tormentas son temibles.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  18. Ficam mais bonitas aqui no poema.
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Boa noite amigo Ricardo,

    Que grandiosos versos, gosto de contemplar as nuvens em deslocamento.
    Obrigada pela prazerosa leitura.
    Ando meio ausente porr motivo de doença do meu PC.
    Deixo votos de um FELIZ NATAL .

    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Muito bom este post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-caro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Quando era criança gostava de inventar o que as nuvens mostravam… Agora quando estão muito carregadas e vem a chuva é mesmo como se o céu chorasse…
    Gostei do seu poema.
    Que tenha um Natal cheio de conforto e um ano de 2020 com tudo o que deseja.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  22. Ver a las nubes llorar solamente lo consiguen, los poetas como tu.
    Un abrazo, Ricardo, y aprovecho para desearte unas felices fiestas y un próspero año nuevo, para ti y tus seres queridos.

    ResponderEliminar
  23. Felizmente, haverá sempre um céu bem maior, do que quaisquer nuvens e tempestades...
    Mas gostei imenso das deste poema, que não nos afastam dos nossos sonhos... e antes nos remetem para os mesmos... ante a sua passagem...
    Mais um belo poema, por aqui! Gostei imenso! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderEliminar

Gostou do que leu? Se gostou, deixe um comentário. Se não gostou deixe na mesma ... Leve consigo o meu agradecimento pela sua visita. Obrigado de coração.